
Influencer mexicana assassinada durante direto para o TikTok
A jovem de 23 anos estava a meio de um livestream na rede social quando foi morta a tiro no seu local de trabalho.
A jovem de 23 anos estava a meio de um livestream na rede social quando foi morta a tiro no seu local de trabalho.
O objetivo é sensibilizar a AR para a "urgência" de legislar "mais uma vez, sobre medidas mais eficazes de prevenir e de reprimir crimes de violência contra as mulheres, com alterações ao Código Penal no que respeita à violência sexual e bem assim no que concerne à violência doméstica, sobretudo nos casos em que se verifica homicídio nesse contexto".
Em Lisboa, o Alkantara Festival regressa para dar a volta ao globo, de Portugal ao Líbano e à Palestina, reconstruindo a dança, o teatro e convenções sociais e artísticas.
O festival vai decorrer este ano de 15 a 30 de novembro em Lisboa e terá espetáculos como "A Noiva e o Boa Noite Cinderela", de Carolina Bianchi, e "Querida Laila", do palestiniano Basel Zaraa.
O escritor esteve em Portugal para apresentar o seu segundo romance. Em entrevista à SÁBADO, falou de reparações históricas, o que aprendeu com este livro e a censura de que foi alvo no Brasil.
Apesar de ter elogiado sempre a boa prestação de Luís Montenegro (que teve a segunda média mais alta), o comentador Sebastião Bugalho achou que Mortágua foi a candidata mais forte nos debates para as legislativas de 10 de março.
Texto aprovado pelo Papa Francisco resulta de cinco anos de trabalho e foi publicado pelo Dicastério para a Doutrina da Fé.
Paridos da oposição pedem que a primeira-ministra italiana se distancie dos comentários feitos pelo jornalista Andrea Giambruno.
Massimo Segre avançou judicialmente contra a ex-noiva acusando-a de fazer levantamento de dinheiro. Mas Cristina Seymandi garante ter provas em como foi tudo autorizado.
"O capitalismo colapsa sem o trabalho doméstico das mulheres", defende Cheila Collaço Rodrigues, ativista do núcleo de Lisboa da Rede 8 de Março.
A ONU refere que os números podem ser maiores uma vez que quatro em cada 10 mortes não foram contabilizadas como "feminicídios" por não existirem "dados suficientes para tal".
O Brasil também informou 1.319 feminicídios no ano passado, ou seja, uma mulher foi morta a cada sete horas no Brasil, dado que aponta uma ligeira queda de 2,7% face a 2020.
Relatório divulgado pela Amnistia Internacional alerta para o número crescente de feminicídios ocorridos no México cujo desfecho judicial é esquecido, abandonado ou arquivado. Em 2020, foram mortas 3.723 mulheres. 940 foram investigadas como se tratando de feminicídio.
Nesta seleção de novidades literárias, o crítico privilegia os ensaios e os relatos biográficos, mas destaca também o romance da israelita Zeruya Shalev, O Que Resta da Nossa Vida.
No mundo real, o que se passou na sexta-feira seria um velório para Sócrates. Mas, como acontece nos velórios, o momento foi encarado pelo próprio como uma oportunidade para contar anedotas directamente do caixão.
A mãe da médica encontrada morta nas instalações de um centro de saúde de Chiapas, no México, relata o "inferno" que a filha viveu e denuncia a indiferença das autoridades de saúde que não ouviram os pedidos de ajuda da jovem de 26 anos.