Obama felicita Corina Machado pelo Nobel da Paz e pede que sigam o seu exemplo nos EUA
O Comité Nobel norueguês atribuiu esta sexta-feira o Nobel da Paz 2025 à opositora venezuelana María Corina Machado.
O Comité Nobel norueguês atribuiu esta sexta-feira o Nobel da Paz 2025 à opositora venezuelana María Corina Machado.
Também Paulo Rangel e Marcelo Rebelo de Sousa saudaram o acordo.
Depois de um mês de tensão entre ambos os países, criado pelo ataque em Caxemira em abril que matou 26 turistas indianos e nepaleses, Trump anuncia que com a ajuda dos EUA a Índia e o Paquistão chegaram a um acordo de paz.
"Não precisamos dos carros deles, não precisamos da energia deles, não precisamos da madeira deles, não precisamos de nada que eles tenham, além da amizade deles, que esperamos manter sempre", disse Trump.
"Serviu Portugal na investigação, no trabalho académico, que incentivou, que concebeu, que concretizou com sucesso, em domínios fundamentais para a compreensão do mundo, das relações internacionais, das instituições internas e da inter-relação entre as instituições e as sociedades", frisou o chefe de Estado.
O Presidente russo manifestou, por outro lado, disponibilidade para retomar o diálogo com Washington, que foi interrompido no seguimento da invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.
O republicano Donald Trump foi eleito o 47º Presidente dos Estados Unidos tendo já conquistado mais do que os 270 votos do colégio eleitoral necessários.
O Presidente da República recorda na nota "a importância da comunidade portuguesa" nos EUA.
Os 27 condenaram a "interferência maligna sem precedentes" perpetrada por Moscovo e Josep Borrell acrescentou que o bloco comunitário vai continuar a apoiar o país, que é candidato desde 2022.
Presidente chinês disse ainda "valorizar muito" o desenvolvimento das relações China-UE e estar pronto para trabalhar com António Costa para garantir que os dois lados "permaneçam firmes como parceiros".
Prado "soube unir, de modo pessoal e inconfundível, a mundividência cristã, a condição de mulher e o coloquialismo quotidiano, sempre com uma graça e um lirismo cativantes", descreve Marcelo.
O presidente da África do Sul foi eleito na sexta-feira para um segundo mandato de cinco anos na primeira sessão do Parlamento sul-africano depois das eleições gerais de 29 de maio, nas quais o Congresso Nacional Africano (ANC) perdeu a maioria absoluta pela primeira vez em 30 anos.
A Rússia realiza entre hoje e domingo eleições presidenciais, nas quais é esperada a recondução de Vladimir Putin para um quinto mandato presidencial até 2030.
Feijóo escreveu no X que já falou com Luís Montenegro por telefone e dá os parabéns ao presidente do PSD e ao próprio partido "pela grande vitória eleitoral" nas legislativas de domingo.
Primeiro-ministro passou testemunho ao novo líder do PS em mensagem aos militantes.
João Almeida (UAE Emirates) tornou-se no domingo no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta desde Joaquim Agostinho no Tour1979.