
Arecolina. O que se sabe da nova droga encontrada em Portugal?
É o quarto estimulante mais usado no mundo, bastante viciante e foi estudada para combater o Alzheimer.
É o quarto estimulante mais usado no mundo, bastante viciante e foi estudada para combater o Alzheimer.
Autor do livro Atividade Física e Saúde Mental, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, Adilson Marques acredita que o tratamento da ansiedade pode ser feito apenas com exercício físico.
Esteve na direção do Infarmed 11 anos e presidiu ao instituto entre 2015 e 2016. O bastonário da Ordem dos Farmacêuticos explica como fármacos inovadores como o Zolgensma, dado às gémeas luso-brasileiras, chegam ao mercado.
O recrutamento pelas diferentes unidades hospitalares já pode ocorrer, cabendo aos respetivos conselhos de administração a sua realização.
As doenças cardiovasculares representam um terço das mortes em Portugal e “só o enfarte do miocárdio mata, em média, mais de 12 pessoas por dia”. O alerta é do presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Carrageta, e surge no âmbito da campanha “Maio, Mês do Coração”, este ano dedicada ao colesterol.
É um dos mais conhecidos e conceituados advogados do País. Sócio da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, participou nos principais casos judiciais dos últimos anos.
A capacidade de detetar cancros numa fase inicial da doença causou entusiasmo, mas especialista em saúde avisa que ainda é muito cedo para depositar confiança total no novo método.
Investigadores da Fundação Champalimaud explicam o que se passa no cérebro quando aprendemos a tocar piano ou a andar de bicicleta. Falámos com eles.
Se negacionismo é questionar a licitude dos “certificados digitais” ou até a vacinação dos mais jovens, lamento, mas isso chama-se liberdade de expressão e debate científico.
A Agência Europeia do Medicamento anunciou esta quarta-feira que apesar da possível ligação a coágulos sanguíneos, os benefícios são superiores aos riscos. AstraZeneca terá agora de estudar quais os fatores de risco para desenvolver coágulos.
As 2.125 doses que o Hospital de São João recebeu vieram em 425 "frasquinhos" e cada um serve para preparar cinco vacinas.
"Será uma operação muito complexa e exigente, que durará cerca de 10 horas", estima o Centro Hospitalar Universitário de São João.
Peritos defendem que o primeiro objetivo passa por ter vacinas suficientes para inocular cerca de metade da população e conseguir o efeito da imunidade de grupo.
Ministério da Saúde revela que, do total das 911 vagas para as áreas hospitalares, 151 correspondem à medicina interna, 68 à anestesiologia, 63 à pediatria médica, 49 à psiquiatria, 47 à cirurgia geral, 43 à ortopedia, 31 à ginecologia/obstetrícia e 30 à pneumologia.
"Gostaríamos que nossos parceiros na Alemanha e em outros países europeus não fizessem julgamentos precipitados", insistiu Moscovo, dizendo-se disponível para diálogo.
A reação de Ursula von der Leyen surge depois de o Governo alemão ter avançado análises provam a presença de Novichok, um agente neurotóxico da era soviética.