
O que se aprende nas escolas com crianças imigrantes
A divulgação dos nomes de crianças estrangeiras colocadas numa escola lisboeta pelo Chega causou repúdio pelos pais, que salientam a riqueza cultural usufruída pelos filhos.
A divulgação dos nomes de crianças estrangeiras colocadas numa escola lisboeta pelo Chega causou repúdio pelos pais, que salientam a riqueza cultural usufruída pelos filhos.
Cinquenta e dois avós escreveram como viveram o dia em que a palavra liberdade pôde ser gritada em Portugal. O desafio tornou-se num livro
Há turmas que não tiveram docentes da disciplina de que os estudantes vão ter exame nacional no final do 2º ciclo e no 12º ano. São os pais que estudam com os filhos e outros têm de recorrer a centros de explicação para os alunos não serem prejudicados por não terem quem lhes dê aulas.
Desde as autarquias mais desertas até às mais populadas, é cada vez mais comun que concursos públicos fiquem sem qualquer resposta.
O pesadelo começou há sete meses e só tem vindo a piorar. Andreia Pereira tem uma dívida de milhares de euros em água que nunca gastou. Ela e a filha, de 13 anos, vivem rodeadas de lixo, num filme de terror, com ameaças e insultos constantes.
As médias nacionais escondem realidades díspares. Num universo de mais de 500 escolas, há oito onde a maioria dos alunos não consegue fazer os três anos sem chumbar.
Entre as escolas que fizeram mais de 100 exames, a primeira pública aparece no 28º lugar e é a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis. A escola com melhores resultados foi o Colégio Efanor.
Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.
O alerta ocorreu às 15h20, quando um aluno do estabelecimento do Agrupamento de Escolas D. Carlos I, entre Sintra e Lourel, ameaçou colegas e professores com uma faca.
Um dos homens terá ficado ferido.
Mafalda Ferreira, responsável pelo Observatório Nacional do Bullying, considera necessário investir na educação emocional das crianças para que episódios como a agressão na Escola Básica Fragata do Tejo, na Moita, não voltem a acontecer.
Um miúdo foi agredido com violência por um colega numa escola da Moita, em Almada. Os pais apontam para a falta de assistentes operacionais e professores de educação especial; os especialistas pedem tolerância zero.
Há muita gente, confusão, barulho e lixo. Também tráfico de droga e assaltos. Uma jornalista da SÁBADO esteve uma semana na rua do Benformoso, em Lisboa, e conta a sua experiência. E ainda: entrevista com o escritor Gonçalo M. Tavares, o novo colunista da SÁBADO; os casos de bullying nas escolas.
A SÁBADO esteve em dois ensaios do GeraJazz, projeto de Jazz da Orquestra Geração, onde as crianças partilharam a importância que a música tem na sua vida e a forma como as ajudou a construir uma comunidade.
Nasceu e cresceu num bairro social, passou fome e foi adotado. Aos 20 anos, foi descoberto por acaso e passou num casting de moda. Hoje desfila em Paris e Milão.
A melhor parelha é a do PSD com o CDS: vão juntos para todo o lado e votam quase sempre igual. E ambos têm uma péssima relação com a Iniciativa Liberal: votam quase sempre contra. Já o Bloco de Esquerda, pisca o olho ao Chega.