Dezenas de professores e educadores protestam em Lisboa por menos carga horária
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Docentes pedem também um número máximo de 19 alunos por turma.
Há quem passe a noite de 24 na pediatria de um hospital a fazer voluntariado, os que trocam a casa por um hotel, para "simplificar", e os que fazem várias consoadas
Gonorreia é uma das doenças onde o crescimento foi maior. Taxas de notificação aumentaram quase 200% entre 2021 e 2023.
Apesar desta elevada taxa, a emigração portuguesa reduziu para valores de 2021.
Questões em torno de conteúdos pedagógicos de cidadania e diversidade reabrem discussão sobre enquadramento psicológico e limites da intervenção escolar. Em causa está o vídeo da intervenção de uma munícipe numa sessão autárquica.
Governo já publicou o diploma com o calendário para o ano letivo de 2025/2026,
Segundo os autores do relatório, dados "parecem evidenciar que a oferta esteve aquém do que seria necessário".
O diretor técnico da Quebrar o Silêncio, que presta apoio às vítimas masculinas de abusos sexuais, estreia-se como romancista com Neblina. A história de Miguel gira em torno do mote da associação que fundou, em 2017, e à qual se dedica a tempo inteiro.
A associação Movimento Bloom desenvolve um projeto chamado Escola da Floresta, que ajuda crianças a descobrir a natureza.
A 23ª edição reúne, em Abrantes, doçaria de todo país, entre 24 e 26 de outubro, irá assinalar os 80 anos da Nacional 2.
Durante duas semanas serão intensificadas "as ações de sensibilização", realizadas através da Escola Segura, "sobre as temáticas do 'bullying' e 'cyberbullying' junto da comunidade escolar".
Os smartphones são apenas para os mais velhos. Um movimento de pais da Escola Alemã de Lisboa defende que seja adiada a exposição aos ecrãs e às redes sociais, durante a infância e pré-adolescência. Até lá, os dumbphones (sem acesso às redes) podem ser a resposta.
Na província de Nampula 56% das meninas casam-se antes dos 18 anos e 18% casam-se antes dos 15 anos.
Os problemas do sistema educativo português são conhecidos, inclusive por leigos. Não há como não saber. Basta ser pai ou mãe, aluno ou ex-aluno.
Se os desafios enfrentados por muitos rapazes são reais e não devem ser ignorados, também é perigoso transformá-los numa narrativa de vitimização que ataca os progressos das mulheres na sociedade, para mais quando persistem indicadores de desigualdade entre sexos, com prejuízo para o feminino.
A OCDE afirma que a carreira é pouco atrativa numa fase inicial. Portugal é ainda dos países com docentes mais envelhecidos.