Sábado – Pense por si

Lusa

Paquistão pede a residentes de Caxemira que preparem reservas de alimentos

O primeiro-ministro da Caxemira paquistanesa, Chaudhry Anwar-ul-Haq referiu que libertou um "fundo de emergência" no valor de mil milhões de rupias (três milhões de euros), para garantir o fornecimento de "alimentos, medicamentos e outras necessidades básicas" às aldeias ao longo da fronteira.

Lusa

China aprova primeira lei destinada à promoção do setor privado

Os dirigentes chineses anunciaram, durante a sessão plenária anual da APN, em março, a formulação desta lei, que visa aumentar a confiança das empresas e incentivar o investimento, num momento de incerteza provocado pelo abrandamento económico e pela guerra comercial com os Estados Unidos.

Débora Calheiros Lourenço

China não vai recuar na guerra das tarifas. Quem sairá vencedor?

Depois do anúncio de retaliação por parte da China Trump contra-atacou com uma tarifa adicional de 50% aos produtos chineses. Com as tarifas adicionais grande parte dos produtos chineses podem passar a enfrentar impostos de 104%.  

Bruno Faria Lopes

Maldivas: o paraíso de férias à beira do abismo económico

Falta de divisas para pagar a dívida e as importações, risco de incumprimento e uma palavra à vista: austeridade. A crise económica põe o arquipélago de 1.200 ilhas, destino de férias de luxo, muito perto da rutura.

Bruno Faria Lopes

Péter Magyar: o "boy" do Fidesz que enfrenta Orbán

Péter Magyar, 44 anos, divorciou-se duas vezes: da mulher, a ex-ministra no centro de um escândalo, e do partido Fidesz a que pertenceu, e do qual se transformou no maior adversário. Conseguirá agora derrotar Orbán?

Bruno Faria Lopes

China na EDP e REN é risco limitado para a segurança, mas aumentou influência de Pequim

Livro reúne entrevistas a 22 figuras, da direção dos serviços secretos a Passos Coelho, João Galamba e Henrique Gomes. Investigador Tiago Luís Carvalho indica que os riscos mais extremos da presença estatal chinesa na energia são alvo de controlos eficazes, mas nota o aumento da influência de Pequim e a ausência de benefícios económicos para Portugal.

Tiago Neto

Alexei Navalny (1976-2024)

Maior figura da oposição ao regime de Vladimir Putin, foi vítima de ataques e respondeu em tribunal por se insurgir. Morreu na prisão, mas não em silêncio

João Carlos Barradas

O atormentado mundo dos negócios da China

O ambiente mudou e no mundo das filiais estrangeiras há inquietação. No jogo da retaliação, Pequim aposta em força nas acusações de espionagem à medida. Sucedem-se rusgas a multinacionais e até detenções.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)