
Parentalidade. As mudanças ao código do trabalho que "prejudicam as famílias"
A advogada Marta Esteves, especialista em Direito Parental, explica o que muda na proposta do Governo, que caracteriza como "pró-empresa".
A advogada Marta Esteves, especialista em Direito Parental, explica o que muda na proposta do Governo, que caracteriza como "pró-empresa".
A greve tinha sido admitida a 30 de maio pelos trabalhadores, caso os restantes 20% do salário de abril, maio e o subsídio de refeição não fossem pagos até hoje.
O dirigente do BE salientou que estes primeiros valores apontam para uma redução da representação do BE no parlamento e que, a confirmarem-se, "sublinham uma possibilidade que o Bloco já tinha levantado durante a campanha eleitoral de uma viragem à direita continuada, que já tinha começado nas legislativas anteriores e que se prolonga agora".
O PS acusa Moedas de não saber gerir a higiene urbana em Lisboa, o PSD diz que a culpa é de Costa. Trabalhadores apontam as culpas a todos – acusam a autarquia de mentir.
A líder do BE acusou a CIP de estar a tentar "legalizar os pagamentos informais" e considerou que esta proposta "é uma ajuda aos patrões porque se os patrões quisessem aumentar salários já o teriam feito".
Luís Costa, que leciona no Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, em Braga, e que é o primeiro subscritor do abaixo-assinado, disse que o anúncio de serviços mínimos para os três dias de greve na próxima semana - que não abrangem qualquer exame nem reuniões de avaliação - levou a um aumento considerável na adesão à petição que se apresenta "contra os serviços mínimos ilegais".
O governo belga quer alargar este direito a trabalhadores de empresas privadas, mas encontrou resistência na oposição e nas empresas do setor privado.
Parlamento começa esta quarta-feira a debater as regras que deverão vigorar depois das leis da pandemia. Em cima da mesa estão 10 projetos de lei, que vão de acordos de teletrabalho reversíveis ao pagamento das despesas dos trabalhadores em teletrabalho.
O governo alemão diz que irá apresentar no outono um documento para que passe a ser um direito dos trabalhadores a escolha de trabalhar a partir de casa, mesmo depois da covid-19.
O Sinapol pediu à Inspeção-Geral da Administração Interna para que fiscalize os horários de trabalho na Polícia de Segurança Pública, que estão a ser violados.
Pingo Doce, Continente, Jumbo e Minipreço emitiram um pré-aviso de greve para o Dia do Trabalhador, tal como aconteceu em anos anteriores.
Sindepor apela aos enfermeiros para não se deixarem "intimidar por ameaças verbais" e continuarem a "cumprir escrupulosamente" os serviços mínimos.
Início da paralisação está previsto para as 20h00.
Os bombeiros a prestar serviço nas corporações da administração local - sapadores e municipais - vão estar em greve até às 24h00 de 2 de Janeiro de 2019.
Os bombeiros profissionais vão estar em greve entre 19 de Dezembro e 2 de Janeiro, em protesto contra as propostas do Governo que regulam estatuto e aposentação, mas há municípios onde a paralisação tem início às 20:00 de terça-feira.
O presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML), Fernando Medina, considerou hoje "inaceitável" não terem sido decretados serviços mínimos para a greve dos ferroviários de sexta-feira, não colocando em causa "o legítimo direito dos trabalhadores" ao protesto.