Sábado – Pense por si

Salvo evidência em contrário

Sair, partir ou ir embora é uma espécie de lei não escrita, respeitada por vários escritores nas últimas frases dos seus livros: “Entalou a pistola no cinto e saiu” ("O Homem Duplicado", Saramago); “Depois agradeceu ao empregado e partiu” (Tiago Rebelo, "Para Ti, uma Vida Nova").

Big Bang

Quando metemos o nariz dentro de um livro e começamos a lê-lo, a primeira frase deve fazer-nos sucumbir logo ao seu encanto. Deve capturar a nossa atenção e conduzir-nos como uma corrente que nos puxa para dentro do mar.

2
Rita Bertrand

A diferença está no Citemor

Tão antigo como a democracia portuguesa, o festival das novas linguagens artísticas nasceu em 1974. Este ano apresenta uma dezena de obras, entre 22 de julho e 7 de agosto, em Montemor-o-Velho e Coimbra.

Letra Livre

Por causa da espantosa acumulação de papelada impressa, fiquei a dever dinheiro, menti à família, à namorada, aos amigos. Perdi trabalhos, a amada deixou-me, incapaz de lidar com a desordem e a desarrumação da livralhada

Eduardo Pitta

6 livros que é preciso ler já

Com as livrarias entupidas de novidades, o crítico literário da SÁBADO, Eduardo Pitta, olhou para os lançamentos dos últimos meses e escolheu seis títulos obrigatórios.

Rita Bertrand

Citemor regressa, desta vez no Outono

O atraso nos apoios estatais levou o festival de artes performativas de Montemor-o-Velho a começar não em Agosto mas apenas este sexta-feira

Gonçalo Correia

Bruno Vieira Amaral fez do homicídio do primo um romance

"Todas as formas de narrativa tentam recuperar e resgatar os nossos mortos", diz o vencedor do Prémio José Saramago ao GPS/SÁBADO. O novo romance centra-se num primo do escritor, brutalmente assassinado há 30 anos

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.