Comissão Nacional do PS aprova diretas a 13 e 14 de março e congresso a 27, 28 e 29
Datas foram aprovadas por unanimidade.
Datas foram aprovadas por unanimidade.
As partes admitem retomar o diálogo nos próximos dias.
Está também prevista uma análise da situação política e uma intervenção aberta do secretário-geral.
A CGTP tinha pedido em 15 de dezembro uma reunião com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, reafirmando a exigência de retirar o pacote laboral, expressa, "de forma inequívoca", na greve geral de 11 de dezembro.
António José Seguro e André Ventura voltam à estrada para as presidenciais, que terão lugar a 8 de fevereiro.
Em 72 votos possíveis (número de delegados presentes), a lista B, "Em frente pelas causas", conseguiu 69 votos (95,3 %) e a lista A, "Transformar para Crescer", que esteve ausente em protesto, teve apenas um voto (1,38%). Houve ainda dois votos brancos.
O parlamento aprovou, na discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, uma proposta do PSD e CDS-PP para baixar o IVA aplicável à venda de carne de caça de 23% para 6%.
Este Congresso terá duas candidaturas: Inês de Sousa Real, porta-voz desde junho de 2021 e única deputada do PAN, e Carolina Pia, ex-líder distrital em Viseu que se afastou por divergências com a direção atual.
No último semestre, o português fez quatro viagens à Rússia e uma à Venezuela como membro de grupo de fact-checking ligado ao Kremlin, pagas parcialmente por entidades russas. Jornalistas acusam-no de ser “difusor ativo de narrativas” de Putin.
Em muitas unidades, cada magistrado gere, simultaneamente, mais de mil inquéritos.
A cidade de Giessen, perto de Frankfurt, acolheu o congresso marcado pela forte presença policial e manifestações que deixaram alguns feridos.
Mariana Mortágua, que ocupou o cargo de coordenadora durante dois anos, despediu-se no primeiro dia de trabalhos admitindo erros, mas rejeitando que tenham sido “determinantes”.
Criticam o partido por falta de democracia interna e por "centralização". E pedem uma maior abertura a outras vertentes.
"A batalha da organização é um problema central da linha política e da conceção do partido que queremos ser", considera o historiador.
Esta quinta-feira decorre a votação final global do orçamento.
A proposta de Moedas quanto à delegação de competências da câmara em si próprio teve os votos contra de todos os vereadores de esquerda.