Presidente interina da Venezuela propõe lei de amnistia geral para presos políticos detidos desde 1999
Delcy Rodríguez defende a realização de uma "grande consulta nacional" para construir um novo sistema de justiça no país.
Delcy Rodríguez defende a realização de uma "grande consulta nacional" para construir um novo sistema de justiça no país.
Em 03 de janeiro de 2026, os Estados Unidos lançaram um ataque contra a Venezuela para capturar o líder venezuelano e a mulher, e anunciaram que vão governar o país até se concluir uma transição de poder.
Delcy Rodriguez solicitou ao presidente da Assembleia Nacional do Parlamento uma reunião com as diferentes fações políticas, afirmando querer um diálogo com "resultados concretos e imediatos".
Delcy Rodríguez indicou que está a trabalhar num plano especial para a área da saúde.
Trata-se da primeira mudança anunciada por Delcy Rodríguez desde que assumiu o cargo, após a captura de Nicolás Maduro.
Vice-presidente, esta segunda-feira tomou posse como presidente interina da Venezuela, depois de Nicolás Maduro ter sido detido pelas forças norte-americanas e removido do cargo. A cerimónia foi supervisionada pelo Tribunal Supremo venezuelano e apoiada pelas Forças Armadas, que reconheceram a sua autoridade para garantir a continuidade do governo.
A vice-presidente da Venezuela já passou por vários dos Ministérios desde a implementação do chavismo no país.
O Supremo Tribunal já referiu que Delcy Rodríguez de assumir o poder por 90 dias, noticiou a agência EFE.
Torna-se na primeira mulher na história do país sul-americano a chefiar o executivo.
Os EUA atacaram a Venezuela durante a madrugada deste sábado. "Não sabemos o paradeiro do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama Cilia Flores", disse Delcy Rodríguez a um meio de comunicação venezuelano.
"Nesta primeira etapa assinámos para vacinar 10 milhões de pessoas", anunciou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, através da televisão estatal local.
Presidente da Venezuela ordenou a transferência do gabinete europeu da petrolífera estatal. "A Europa não garante o respeito pelos nossos ativos", disse a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodriguez.
Segundo Delcy Rodríguez os pontos foram aprovados pelos 545 membros e estabelece que aquele organismo "poderá decretar medidas sobre os órgãos do Poder Público"
A sessão inaugural da Assembleia Constituinte, cuja eleição foi promovida pelo Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, começou hoje