Sábado – Pense por si

Dácio com a mulher inglesa, Kitty, e o filho Roger, em 1970
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho - 1ª parte

Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.

Markus Almeida

Os últimos dias dos génios, segundo Geoff Dyer

No seu livro, Dyer discorre de forma charmosa e inteligente sobre as últimas obras de Beethoven, The Doors ou Federer. Aviso: "Os Últimos Dias de Roger Federer e Outros Finais" não é sobre ténis.

Filipa Melo

Hilda Hilst: no intestino de Deus, a escrita revela-se

A prosa da brasileira Hilda Hist deslumbra, excita ou enoja. Basta ler "A Obscena Senhora D e Outras Histórias". Nada mais radical do que procurar no riso e no choque uma escapatória para o grotesco da existência.

Infernos íntimos

Hemingway confessa que já não conseguia enfrentar um touro, excepto quando tomava três ou quatro cálices de absinto, porque “me inflamavam a coragem e me distorciam os reflexos”.

Big Bang

Quando metemos o nariz dentro de um livro e começamos a lê-lo, a primeira frase deve fazer-nos sucumbir logo ao seu encanto. Deve capturar a nossa atenção e conduzir-nos como uma corrente que nos puxa para dentro do mar.

Sexo na cozinha

Na sociedade reprimida salazarista, fazer sexo noutro móvel que não fosse a cama tinha um alcance revolucionário, simbolizava a libertação sexual do casal e a subversão da ordem imposta pelo Estado Novo. Daí que as mesas amplas tenham sido proibidas pela censura

O moralista

Memórias de opressão sexual

Joyce Johnson escreve um texto simplesmente extraordinário sobre o que foi ser mulher no século XX. É um canto de suave desespero, entre o entusiasmo e a desolação, daquele encosto forçado, com o sexo entumecido, de um adulto anónimo enquanto viajava de pé no autocarro

Rita Bertrand

Rachel Cusk: "Imaginar um livro é como uma longa gravidez"

Em entrevista ao GPS, a propósito da sua vinda a Portugal para o festival Literatura em Viagem, a escritora falou do seu novo romance, A Contraluz, que coloca uma pergunta: "O que somos quando não somos a mulher, a ex-mulher ou a mãe de alguém?"

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)