As histórias de 135 mil ruas de Portugal
Rui Passos Rocha teve acesso a uma base de dados dos CTT, que tem as 250 mil ruas do País. Focou-se naquelas que têm nomes que mais vezes se repetem, casos de 25 de Abril, Santo António ou Camões.
Rui Passos Rocha teve acesso a uma base de dados dos CTT, que tem as 250 mil ruas do País. Focou-se naquelas que têm nomes que mais vezes se repetem, casos de 25 de Abril, Santo António ou Camões.
Era o nono sobrinho do rei, mas nunca sonhou reinar. Viu o seu irmão ser assassinado por D. João II, tornou-se influente e vai ser o primeiro monarca a ter tropas nos quatro continentes. Exuberante, não se lhe conhecem amantes, mas trabalhava com música tocada ao vivo. Passeava-se por Lisboa com um elefante e teve 13 filhos.
A língua portuguesa é o principal factor de identidade nacional que dos EUA à China transporta alguma coisa de um país que não tem dimensão global no plano económico. Mas mesmo aqui, em matéria da língua, o português deve hoje muito mais ao Brasil.
Caracterizada por várias misturas e migrações, a nossa genética é semelhante à ibérica e muito marcada pelo Mediterrâneo. Só no sul do País percebemos uma maior influência da África subsaariana, efeito dos Descobrimentos. A nossa herança é muito mais diversificada que a de D. Afonso Henriques.
A sua newsletter de quarta-feira
A SÁBADO faz 21 anos neste dia, 7 de maio, e decidimos celebrar com uma revista em tamanho XL. O tema de capa aborda os 900 anos de Portugal, as figuras e as ideias fundamentais para o País. Recorde ainda o que aconteceu em 2004 em áreas como economia, cultura ou desporto.
D. Afonso Henriques foi o mais votado nesta consulta popular que elegeu as maiores figuras da História de Portugal, surgindo destacado de outras personagens famosas. Luís de Camões, Ramalho Eanes e até Cristiano Ronaldo também aparecem no top das preferências. Se formos analisar por regiões, o avançado do Al-Nassr surge em 1º lugar no Alentejo.
D. Afonso Henriques ganha por unanimidade, surgindo a seguir ao rei-fundador outra personagem centenária: o poeta Luís Vaz de Camões. Em 3º lugar já temos alguém da História mais recente: Ramalho Eanes. Com base numa sondagem inédita feita para a SÁBADO, que aponta quais as pessoas mais relevantes ao longo dos 900 anos de Portugal, deixamos-lhe aqui o retrato das 9 principais figuras.
Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.
Em 1125, na catedral de Zamora mostrou ao mundo que não existia ninguém acima de si. Armou-se cavaleiro sozinho e dessa forma expressou uma ideia pública: queria ser rei.
A história ensina, e a política comprova, que o poder é efémero por natureza. No entanto, surpreendentemente, muitos daqueles que o exercem tendem a esquecê-lo. Uns agem como se fossem insubstituíveis. Outros confundem o cargo com a pessoa.
"A precariedade é uma chaga social? É! Somos o segundo país da UE onde a taxa de precariedade é maior, são 1,2 milhões de trabalhadores nesta situação", referiu o secretário-geral da CGTP-IN.
A editora da SÁBADO revela o que pode encontrar na edição desta semana da revista. Dos segredos de D. Afonso Henriques, passando pelos riscos dos suplementos para dormir e pela atualidade política.
Não queria a violência dos cruzados, mas sabia que precisava deles para vencer. O rei sabia fazer alianças – até com os mouros – para garantir que o seu reino crescia.