
Angola atinge as 500 mortes por cólera desde o início do surto em janeiro
Apenas nas últimas 24 horas foram registadas duas mortes e 220 novos casos.
Apenas nas últimas 24 horas foram registadas duas mortes e 220 novos casos.
Um típico capitão do mar que torturava para obter respostas, saqueava e matava, mas que também sabia conquistar aliados. Fiel à sua missão, recorria muitas vezes à “diplomacia da violência”
“Não é tanto um país que se joga: é a sua cólera”, escreve Rui Pedro Gomes, autor do texto vencedor do concurso de escrita para jovens sobre as eleições americanas, organizado pela FLAD e pela SÁBADO.
África continua vulnerável à interferência e intervenção estrangeira e à criação de um neocolonialismo disfarçado de acordos cooperação mutualista.
Febre do Nilo Ocidental, febre tifóide, cólera. A água libertada pelo ataque à barragem potencia a propagação destas doenças e a Rússia recusou ajuda humanitária da ONU.
"As imagens de videovigilância do edifício mostrarão, com toda a certeza, o estado de cólera em que Frederico Pinheiro se encontrava nesses momentos", lê-se na nota.
Metade disto chega para enfurecer um alemão, um terço faz espumar de raiva um espanhol, um décimo enche de cólera um francês. O acto mais radical do português é ir-se embora. O português vota com os pés quando emigra.
O aviso foi deixado por um conselheiro do presidente da câmara de Mariupol e pelo ministério da Saúde ucraniano. A cidade é agora dominada pela Rússia.
Os fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor e frio, precipitações torrenciais, inundações, secas, tornados, incêndios florestais, entre outros, tendem a tornar-se cada vez mais frequentes como resultado do avançar das alterações climáticas. Este cenário já impõe os seus efeitos negativos sobre a saúde pública, com o aumento da propagação de doenças, como a cólera ou a malária, ou o impacto sobre condições de salubridade e acesso a recursos, como água e solo.
Médicos Sem Fronteiras alertam para a necessidade de "fornecer água potável segura à população, porque a cólera é endémica na área e representa uma grande ameaça para todas as pessoas" que vivem em Goma, no nordeste da República Democrática do Congo.
Despacho foi publicado em Diário da República. Lista tem ao todo 65 doenças com notificação obrigatória, entre as quais a brucelose, a cólera, o dengue, a doença dos legionários, o ébola e a gripe.
O número total de casos registados ascende a 30, dos quais 25 na cidade de Pemba e outros cinco no distrito costeiro de Mecúfi, mais a sul.
Surto surge depois da passagem do ciclone Kenneth, que matou 41 pessoas, segundo o levantamento provisório das autoridades, e afetou cerca de 166 mil pessoas.
As duas primeiras mortes tinham sido registadas na última semana nos distritos de Beira e Dondo, enquanto que a terceira aconteceu no distrito de Nhamatanda, zona oeste da província de Sofala.
A percentagem de doentes curados é de 94%, havendo a registar duas mortes.
As vacinas foram reunidas pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde. A campanha de vacinação começará em breve.