
Direito de resposta de Carolina Pia
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta de Catarina Pia em relação às declarações de Inês Sousa Real ao NOW.
A SÁBADO recebeu o seguinte direito de resposta de Catarina Pia em relação às declarações de Inês Sousa Real ao NOW.
Em causa está um desacordo com a liderança de Inês Sousa Real.
Mais de 25 filiados e ex-filiados condenam as declarações da deputada do PAN à SÁBADO por ter lamentado que "as pessoas que optaram por sair tenham virado as costas a este projeto e tenham traído as causas e os valores" do partido.
Decisão ocorre uma semana depois de conhecida a acusação do processo denominado como "Tutti Frutti", que atingiu dirigentes sociais-democratas.
Será a primeira vez que Pedro Santana Lopes concorrerá com o apoio do PSD desde que deixou o partido em 2018.
Braço-direito de Inês Sousa Real foi alvo de acusações. Já passaram dois meses e a cúpula nem aceitou discutir o tema, nem abriu inquérito. Vários militantes têm saído e o partido está em modo crise interna.
Votaram nas eleições diretas para presidente da Comissão Política Nacional 16.602 militantes, de um universo de 41.863 militantes com capacidade eleitoral.
"Para o PSD a dimensão ética não é menor. No total respeito da presunção da inocência e da separação de poderes, entendemos que há uma dimensão ética que deve ser considerada", justificou o secretário-geral do PSD, Hugo Soares, numa declaração à Lusa.
Luís Montenegro trouxe para os órgãos do partido pessoas de várias tendências, deu lugares chave aos próximos e acrescentou uma desconhecida.
O partido recorda que, no seguimento da última reunião da Comissão Política Nacional, foi decidido não formalizar a entrega destes diplomas "se pelo menos um dos candidatos à presidência do partido a tal não desse a sua concordância".
Tribunal Constitucional tem "em análise" denúncias de várias ilegalidades. Faltam atas de reuniões que podem tornar ilegais as próprias listas às eleições. A sede tem a luz cortada por falta de pagamento. Um terço dos dirigentes é parente do líder. Mas o PPM está no governo dos Açores e na Câmara de Lisboa.
Davide Henrique Cruz, militante do PSD desde 1976, diz representar um grupo de vinte militantes.
Presidente do PSD tem sintomas muito ligeiros, adianta fonte oficial do partido, e também não estará presente no Conselho Nacional do PSD.
O atual presidente do PSD anunciou no início de fevereiro que deixaria a liderança do partido na sequência da derrota nas legislativas.
As eleições diretas foram marcadas para 28 de maio. Congresso está marcado para julho.
O Conselho Nacional do PSD está reunido em Barcelos para fazer a análise dos resultados das legislativas e debater o modo e o tempo da saída de Rui Rio da liderança do partido.