O fim oficial do cordão sanitário ao Chega
A relação de Portugal com o populismo de direita radical é feita de originalidades - e a forma como acabou o cordão sanitário não é uma exceção.
A relação de Portugal com o populismo de direita radical é feita de originalidades - e a forma como acabou o cordão sanitário não é uma exceção.
Extrema-direita deverá ter o melhor resultado de sempre, mas ‘cordão sanitário’ trava ambições governamentais.
As sondagens indicam que a direita pode ter a maior votação desde o 25 de Abril, mas o momento está longe de ser de estabilidade, nota o professor de Direito que vive nos Estados Unidos. Os dois maiores partidos do sistema têm de estar dispostos a pagar um preço para travarem o populismo de direita.
Deputados votam esta quinta-feira os vice-presidentes da Assembleia da República. Tudo indica que só o Chega verá chumbados os seus candidatos. Mas até onde pode ir este cordão sanitário em torno do partido de André Ventura?
Sem nunca referir o Chega ou o acordo nos Açores, mais de 50 personalidades ligadas à direita assinam um manifesto pela “clareza”, contra a “amálgama” que põe no mesmo saco as tendências conservadoras ou liberais com ideologias xenófobas, nacionalistas e iliberais.
PAN e IL estabeleceram cordão sanitário que pode complicar as contas do PSD para viabilizar um governo regional nos Açores.
Delegado regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo defende que, "se a situação está restrita a umas quantas pessoas, é isolar as pessoas dessas famílias e garantir que não andam a passear pela vila".
Luís de Sousa explicou tratar-se de uma situação que envolve nove famílias, num total de 40 pessoas residentes num bairro construído ao abrigo do Plano Especial de Realojamento.
Medida foi anunciada pelo autarca de Melgaço, após ter sido implementada a 25 de março para travar a propagação da covid-19 naquela aldeia.
O concelho na ilha de São Miguel, com cerca de 6500 habitantes, foi submetido a um cordão sanitário, até 13 de abril devido à existência de transmissão local, sendo o segundo caso no país, após Ovar.
Na mesma conferência de imprensa, Marta Temido garantiu que está a ser ponderada a hipótese de um cordão sanitário em alguns concelhos no Norte.
Continuando uma tradição de desconfiança até prova em contrário, Trump declara uma espécie de cordão sanitário em torno dos EUA. Por entre o caos e a ambiguidade, a maçada e o receio, é preciso compreender a causa das coisas. E os detalhes da quarentena