António Costa: "Vamos fazer da COP30 um sucesso"
Ursula von der Leyen também deixou uma mensagem de otimismo antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
Ursula von der Leyen também deixou uma mensagem de otimismo antes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.
A COP deste ano suscitou críticas especialmente ferozes por se realizar num Estado produtor de petróleo e por se ter iniciado envolta em polémicas relacionadas com acordos paralelos sobre combustíveis fósseis a ter lugar nos corredores da conferência.
Francisco vai participar em três dias da conferência, entre 1 e 3 de dezembro.
Cerca de 100 líderes mundiais vão discutir entre 6 e 18 de novembro a luta contra o aquecimento global, que provoca fenómenos climatéricos extremos por todo o mundo.
A última saída de Francisco foi no passado dia 23 de fevereiro a Bari, cidade portuária no sul de Itália, para uma reunião internacional dos bispos do Mediterrâneo, onde uma multidão o esperava.
Como cidadãos, devíamos estar a liderar a mudança e não a acreditar cegamente nos nossos políticos para resolver os problemas ambientais por nós.
Estrasburgo defende que a União Europeia se deve comprometer a reduzir emissões de gases com efeito de estufa em 55% até 2030, para atingir a neutralidade climática até 2050.
Coordenador da Rede para o Decrescimento diz que "é uma contradição absoluta" Portugal avançar para a construção do novo aeroporto no Montijo e para a ampliação do Humberto Delgado.
"Ao fim de 13 horas de negociação, estamos aliviados", felicitou-se, pouco antes da meia-noite, em declarações aos jornalistas, a ministra do Ambiente da Áustria, Elisabeth Kostinger.
O objectivo é mais ambicioso do que o proposto pela Comissão Europeia no final de 2017, que apontava para uma redução média de 30% em 2030, mas está aquém dos 40% aprovados no início de Outubro, pelo Parlamento Europeu.
As agências espaciais de 20 países propuseram a criação de um Observatório Espacial do Clima, para mutualizar a informação climática obtida a partir do espaço.
O Estado norueguês, o maior produtor de petróleo na Europa ocidental, enfrenta a partir de hoje os tribunais na sequência de um processo interposto por várias organizações ambientalistas
O Presidente francês comprometeu-se a levar em Setembro à ONU um projecto de "pacto mundial para o ambiente", apresentado hoje em Paris por advogados, personalidades políticas, especialistas e activistas ambientais
Os promotores deste pacto pediram reforço do direito internacional.
Presidente da organização exortou ainda a comunidade internacional a acelerar as políticas para cumprir os objetivos.
Este é um dos países do mundo mais vulnerável à subida do nível do mar devido ao aquecimento do planeta.