Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
24 de novembro de 2024 às 12:12

COP29: A queda de um anjo

A COP deste ano suscitou críticas especialmente ferozes por se realizar num Estado produtor de petróleo e por se ter iniciado envolta em polémicas relacionadas com acordos paralelos sobre combustíveis fósseis a ter lugar nos corredores da conferência.

A sucessão de polémicas e impasses que tem marcado a 29.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas torna evidente o estádio avançado de degradação a que chegou o multilateralismo climático. No fim da primeira semana de trabalhos, alguns dos principais líderes e peritos em matéria climática publicaram uma carta aberta pugnando pela reforma da Cimeira. Na carta pode ler-se: «É agora claro que a COP já não é adequada aos seus objetivos. A sua estrutura atual é simplesmente incapaz de produzir mudanças a uma velocidade e escala exponenciais, que são essenciais para garantir uma zona climática segura para a humanidade.».

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.