Uma semana na Suécia
Um dos problemas sociais que suecos e portugueses partilham é o preço e acessibilidade da habitação nos grandes centros urbanos, apesar das diferenças relativas aos preços por rendimento e qualidade das habitações.
Um dos problemas sociais que suecos e portugueses partilham é o preço e acessibilidade da habitação nos grandes centros urbanos, apesar das diferenças relativas aos preços por rendimento e qualidade das habitações.
Olhando para o exemplo do encerramento da refinaria de Matosinhos, facilmente se percebe que a transição foi pouco ou nada justa.
O Governo aprovou um conjunto de medidas para tentar uma aproximação aos parceiros da esquerda. Mas ainda faltam passos a dar para garantir a viabilização do Orçamento do Estado na generalidade e, para já, nenhuma novidade. Próximos dias serão decisivos.
Enfermeiras, assistentes em lares e trabalhadoras de centros comerciais. São estas as profissionais que mais pedem para trabalhar a horas diferentes do que as empresas pretendem. Todos os pedidos que chegam à CITE são de pessoas que têm filhos ou que trabalham por turnos. A maior parte vê o seu pedido ser recusado.
Governo está a "levar muito a sério" a ameaça de chumbo do PCP à proposta de Orçamento do Estado para 2022. Há reuniões e propostas para chegar a acordo com os comunistas. Mas também há um guião para se tudo falhar.
Confederação do Comércio e Serviços de Portugal alertou que centenas de empresas, empregando mais de 100 mil pessoas, estavam excluídas da compensação pelo aumento do salário mínimo de 2021.
A Câmara de Lisboa vai pedir ao Governo que regule o sistema de distribuição de refeições alimentares. Medina considera "inaceitável" o aproveitamento destas empresas.
Horas antes de o Governo entregar na Assembleia a sua proposta orçamental, João Paulo Correia fez questão de frisar que o Governo e o PS continuam abertos à negociação com o Bloco de Esquerda, PCP e PEV.
Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, indica que se está a tentar responder à exigência da esquerda de não haver mais injeções de capital no Novo Banco.
Em alguns portos nacionais, não estão a ser cumpridas as recomendações da OMS no que respeita à utilização de máscaras e luvas, diz SEAL.
Venezuelanos pedem mais apoio de Portugal e dos portugueses para mudar regime em declarações à Lusa, durante nova jornada de protestos.
As alterações ao Código do Trabalho entram em vigor na terça-feira, dia 1 de outubro. Redução dos contratos a termo é uma das maiores mudanças.
Por regra, estes contratos abrangem apenas os trabalhadores filiados nas estruturas sindicais que os assinaram. Alterações dependem do Governo.
Proposta do Governo que altera o Código do Trabalho resultou de um acordo de Concertação Social celebrado com as confederações patronais e a UGT, tendo sido aprovada em 18 de julho, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD, CDS-PP e PAN.
O Observatório Venezuelano de Conflituosidade Social (OVCS) indicou ter registado, entre janeiro e dezembro de 2018, pelo menos 12.715 protestos.
Número ultrapassa os 900 mil, revelam dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que serão divulgados hoje.