
Refém Or Levy certificado como sefardita pela Comunidade Judaica do Porto
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Representantes legais de Or Levy "solicitaram à Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa que instruísse o processo com urgência", em novembro de 2023.
Os dirigentes da Comunidade Judaica do Porto seguem por maus caminhos ao fazerem acusações infundadas de antissemitismo e ao clamarem contra inexistentes campanhas de propaganda e actos racistas antijudaicos sob o patrocínio do estado português
Newsletter de quinta-feira
Em livro que assinala os 100 anos da comunidade, judeus portuenses falam em “purificação”, “assaltos a casas particulares” e “corrupção jornalística”. E que estão “a ser pisados e cuspidos”.
Os três casos receberam certificação de judeu sefardita entregue pela Comunidade Judaica do Porto.
O delírio absoluto que a Comunidade Israelita do Porto enviou ao Parlamento sobre a lei dos sefarditas é um testemunho da má consciência de uma organização sob justificada suspeita.
O oligarca russo naturalizou-se ao abrigo da Lei da Nacionalidade como judeu sefardita. A origem do seu nome, a história da família e uma entrevista foram os documentos considerados.
Associação enviou carta a António Costa a avisá-lo de que, caso de trate de um processo irregular, o Governo deve anular a naturalização do multimilionário russo.
Comunidade Judaica do Porto está a ser investigada por alegadas irregularidades, nomeadamente no caso de Roman Abramovich.
"Não vimos os documentos probatórios apresentados" por Roman Abramovich", adianta organização.
Investigação ao processo de naturalização de Abramovich já levou à detenção do líder religioso da Comunidade Judaica do Porto (CJP), o rabino Daniel Litvak.
O rabino do Porto, Daniel Litvak, foi detido pela Polícia Judiciária por alegadas ilegalidades na emissão de certificados de nacionalidade para judeus sefarditas.
Daniel Litvak foi constituído arguido numa investigação a alegadas irregularidades cometidas em processos de atribuição da nacionalidade portuguesa a descendentes de judeus sefarditas.
O rabino Daniel Litvak é o principal responsável pela certificação de descendentes sefarditas para obterem nacionalidade portuguesa.
O processo de obtenção da nacionalidade é "muito rigoroso", argumenta Michael Rothwell, membro da administração da Comunidade Judaica do Porto.
Com a entrada em vigor das mudanças à lei na nacionalidade, a certificação de descendentes de judeus sefarditas gerou um negócio que ascende a dezenas de milhões de euros.