Sábado – Pense por si

Desde setembro que Sara, 6 anos, filha de Rita  Morais, usa uma bomba para administrar a insulina. Está guardada na bolsa que usa à cintura
Lucília Galha

Já é possível antecipar a diabetes

O rastreio precoce da doença permite evitar complicações graves e, muito em breve, atrasar a sua progressão. Sara, 6 anos, soube um ano antes de começar as injeções.

Minuto CTT #1: Como receber encomendas a tempo sem complicações

O Natal tem um tempo muito próprio. Há listas para fazer, compras para tratar, surpresas para preparar e aquela correria inevitável para que tudo fique perfeito. Mas há uma preocupação que todos partilhamos: garantir que as encomendas chegam a horas e sem sobressaltos.

"O Presidente já está acordado e bem-disposto. Previsivelmente vai ficar cá dois dias"

"O Presidente já está acordado e bem-disposto. Previsivelmente vai ficar cá dois dias"

A presidente do conselho de administração do Hospital de São João falou aos jornalistas após a cirurgia realizada ao Presidente da República e disse que a cirurgia correu sem complicações. "Era importante ter sido operado já", referiu. Explicou ainda que o Chefe de Estado vai receber os cuidados "que qualquer utente necessita, de acordo com o que a situação clínica exige".

Zona: a doença oculta que afeta milhares de portugueses

Dor intensa, erupções dolorosas e complicações prolongadas fazem da Zona uma ameaça silenciosa para milhares de portugueses, sobretudo os mais velhos. Estima-se que esta doença, para além do impacto em termos de recursos em saúde, custa ao estado mais de 10 milhões de euros por ano, o que reforça a necessidade de assumir políticas de prevenção.

Os sinais da doença que não deve ignorar

Não desvalorize o peso, a dor e o cansaço das pernas. Estar atento a estas primeiras queixas pode evitar o agravamento dos sintomas e complicações da Doença Venosa Crónica. Saiba tudo sobre esta doença e não perca a aula e a conversa ao vivo com um especialista que vão acontecer no dia 23 de março, em Lisboa.

Ana Bela Ferreira

Morreu o cardeal George Pell, aos 81 anos

Cardeal australiano esteve envolvido no escândalo de abusos sexuais, mas acabou absolvido, em 2020, pelo Supremo. Morreu na cidade do Vaticano na sequência de complicações depois de uma operação à anca.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.