Sábado – Pense por si

João foi abusado num colégio de padres aos 11 anos. Hoje, com 68, continua a lutar para que lhe seja feita alguma justiça
Raquel Lito

Igreja atrasa pagamento às vítimas de abusos

João é dos mais avançados no processo, mas continua no escuro: perdeu até as expectativas de receber algum dinheiro. Nunca obteve uma justificação das entidades religiosas pela demora – tudo o que sabe é pela TV –, e ainda não existe previsão para a compensação.

No país emerso

Velhos nem os trapos

Plataformas como a Vinted ou a Depop alimentam o fenómeno conhecido como "consumo por compensação": a perceção de que comprar usado "não conta" para o impacto ambiental incentiva os consumidores a comprar mais do que precisam, com menor culpa.

Lusa

Senhorios com rendas antigas esperam mais de sete meses por compensação

Entre as principais preocupações identificadas a partir de queixas, que a Provedoria de Justiça diz ter vindo a receber "num número crescente", estão também as dificuldades de acesso a este regime, a natureza exclusivamente digital do procedimento, a ausência de canais eficazes de apoio aos candidatos e a inexistência de previsão legal para o pagamento de juros indemnizatórios pela demora no processamento das compensações.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)