Israel reabre a passagem de Zikim, no norte da Faixa de Gaza
A passagem foi encerrada em 12 de setembro pelas tropas israelitas que procuravam destruir as bases militares do Hamas.
A passagem foi encerrada em 12 de setembro pelas tropas israelitas que procuravam destruir as bases militares do Hamas.
Segundo a rádio militar, o objetivo do exército seria, até 07 de outubro, não só “retirar a população da cidade de Gaza, mas também concluir o cerco da cidade e assumir o seu controlo operacional”.
Já o Ministério da Saúde do enclave, controlado pelo grupo islamita palestiniano Hamas, contabiliza 227 mortes por fome até à data, das quais 103 eram crianças
Antes de outubro de 2023, quando começou a ofensiva israelita, o número médio de camiões que entravam na Faixa era de cerca de 500 por dia, o que as agências humanitárias já consideravam insuficiente para satisfazer as necessidades da população.
Se o fogo atingir o depósito de combustível, "será um desastre", alertou o diretor interino da unidade hospitalar, Mohammed Salha.
Cerca de 200 camiões entraram nos últimos dias, após três meses de bloqueio total israelita. Porém, não chega "sequer perto de cobrir a escala e o volume das necessidades dos 2,1 milhões de habitantes de Gaza", avisou, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.
Destes 198 camiões, 90 já foram recolhidos por várias organizações e associações humanitárias para que o seu conteúdo, que inclui produtos nutricionais, medicamentos e farinha, seja distribuído, segundo o porta-voz Jens Laerke.
O seu conteúdo ainda não foi distribuído ao público, disse hoje o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.
O papamóvel foi doado pelo presidente da Autoridade Palestiniana na visita de Francisco em 2014, e agora vai dar apoio médico a crianças em Gaza afetadas pelo bloqueio de ajuda humanitária e os ataques israelitas.
A ajuda humanitária que chega agora a Gaza passa, quase totalmente, pelo cais flutuante dos Estados Unidos.
"As vacinas estão prestes a passar pela fronteira de Erez", que separa o território israelita do enclave palestiniano, informaram as autoridades israelitas
O presidente palestiniano, Mahmud Abás, já anunciou que levará o caso de Jan al-Ahmar ao Tribunal Internacional de Justiça e Tribunal Penal Internacional.
A passagem de Erez, a única travessia para pessoas entre o enclave palestiniano e Israel, foi fechada devido aos contínuos protestos ao longo da fronteira.
Estão milhares de crocodilos na fronteira israelita do Vale do Jordão, que separa Israel e a Cisjordânia. Oficiais acreditam que a situação pode causar um "incidente internacional".
O ministro da Defesa israelita qualificou como "hipócritas" os apelos para abrir uma investigação sobre os acontecimentos de sexta-feira.
O governo israelita anunciou que a travessia a partir da Faixa de Gaza e da Cisjordânia vai estar aberta a palestinianos só em casos médicos e humanitários