A metáfora italiana
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
O filme de Francesco Rosi sobre o bandido Salvatore Giugliano mostra-nos um ato fundador da política italiana contemporânea. Mais estimulante do que seguir a política caseira destes dias.
Ator e produtor, trabalhou com alguns dos mais importantes realizadores europeus da década de 60 e 70. Foi Toto no filme Cinema Paradiso.
De 2 a 26 de novembro, o festival percorre 11 cidades. Três Andares, de Nanni Moretti abre o certame e As Irmãs Macaluso encerra a 14.º edição da Festa do Cinema Italiano. Letizia Battaglia, aclamada fotógrafa, Alessandro Rossellini, neto do mestre Roberto Rossellini ou Beniamino Barrese são alguns dos convidados especiais.
Foi vítima de violência doméstica, desistiu do seu verdadeiro sonho aos 12 anos e foi das atrizes mais admiradas da década de 60. Doris Day morreu aos 97 anos e para trás deixou o seu legado de uma sensualidade virginal.
Oitenta e duas mulheres ligadas ao cinema desfilaram hoje na passadeira vermelha do Festival de Cannes. Blanchett discursou.
“Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre” – Charlie Chaplin (Charlot), 1889-1977
Atores recordam "boas experiências" com o cineasta.
Há menos de um ano Urbano Tavares Rodrigues deu esta entrevista ao Negócios. Poucos meses antes de fazer 90 anos, o escritor faleceu. O Negócios volta a publicar a entrevista. Leia na íntegra.
Depois da homenagem na Assembleia da República, em Lisboa, na passada quarta-feira, Manoel de Oliveira volta a marcar presença num evento público na próxima terça-feira.
Sessão decorrerá na próxima quarta-feira, ao final do dia, e marca ainda a antestreia nacional de 'O Gebo e a Sombra', o mais recente filme do realizador de 103 anos.
Aos 103 anos, cineasta volta a ser alvo de uma retrospectiva, desta vez em Paris, na Cinemateca Francesa. 'O Gebo e a Sombra', seu último filme, marca o arranque da exibição a 6 de Setembro, um dia depois da antestreia mundial no Festival de Veneza.
Segundo a organização, os filmes "O Gebo e a Sombra", de Manoel de Oliveira, e "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento e Raul Ruiz, estão seleccionados para a 69.ª edição do festival de cinema de Veneza, que decorrerá em Itália, de 29 de Agosto a 8 de Setembro.