Sábado – Pense por si

Diogo Morgado foi fotografado pela SÁBADO, no Parque das Nações, numa tarde quente
Sónia Bento

"Nada paga o prazer de fazer filmes no meu país"

Diogo Morgado já foi federado em canoagem e em natação e conta que foi o desporto que o levou ao teatro. Numa caminhada de 5 km, o ator falou-nos da sua paixão pela realização e do filme que vai estrear agora.

André Almeida Santos

Os nómadas sentimentais de Wong Kar-wai na TV

Um dos cineastas de culto dos anos 1990 rendeu-se às possibilidades da televisão. "Blossoms Shanghai", a primeira série do realizador de Chungking Express, chega a 17 de junho à Filmin.

Gonçalo Correia

As séries que vamos poder ver em junho

De novos episódios de “Squid Game” e “The Bear” às novas séries que se estreiam, há comédia, crime, drama e ficção histórica para ver na TV.

Nuno Miguel Guedes

"As Mortalhas": o olhar de Cronenberg sobre a morte

O anunciado "último filme" de David Cronenberg é um "body horror movie", mas também uma comédia inteligente que nos põe a sorrir pela forma como encara o fim. Chega esta 5.ª, 1 de maio, aos cinemas.

Pedro Henrique Miranda

O que estes Óscares nos dizem do mundo de hoje

Em Hollywood, discutem-se "tweets", migrantes, fascismos, sexo, género e o corpo feminino. Eis o que nos sugerem sobre o presente os grandes candidatos às estatuetas.

Gonçalo Correia

As figuras do ano e o que foi 2024 nas artes

Além do habitual "best-of" – com os pratos e vinhos de que mais gostámos e os discos, filmes, séries, peças de teatro e livros que nos cativaram – , fizemos uma revisão das grandes tendências do ano.

Débora Calheiros Lourenço

Morreu Carlos Saura, o último realizador clássico do cinema espanhol

O cineasta tornou-se uma referência do cinema de autor a nível europeu pela sua calma e liberdade, presentes na sua longa filmografia, assim como a exploração das características do ser humano, através das relações afetivas e sociais ou a história de Espanha, tendo até lutado contra a censura durante a ditadura de Franco.

Rita Bertrand

Alma Viva, um filme de autor mas popular

Na primeira longa de Cristèle Alves Meira, nascida em França de pais emigrantes, tudo é encenado, mas parece espontâneo. “Tenho uma ligação íntima com o que filmei”, explica a autora de Alma Viva, em estreia nas salas.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.