O moralista

Dançar com tolos

A tecnologia de recolha de dados para fins comerciais é ubíqua no ecossistema da Internet. De acordo com um relatório da empresa australiana de cibersegurança Internet 2.0 publicado há três semanas, ela torna-se especialmente predatória com os algoritmos do TikTok.

Cibercrime continua a aumentar em Portugal
30 de junhoMárcia Sobral

Cibercrime continua a aumentar em Portugal

A burla informática foi o crime mais cometido em 2021, representando 91% das denúncias feitas e sendo por isso o que mais condenações registou.

'O poder passou claramente para o lado do candidato'
15 de junho

"O poder passou claramente para o lado do candidato"

Afonso Carvalho, CEO do Grupo EGOR, diz que o desequilíbrio entre a oferta e a procura de profissionais qualificados e as perspetivas de longo prazo são altamente favoráveis para quem está a entrar no ensino superior.

Theresa Payton: 'A Rússia sempre foi uma ameaça'
17 de maioAna Bela Ferreira

Theresa Payton: "A Rússia sempre foi uma ameaça"

A primeira mulher responsável pela cibersegurança no Pentágono fala à SÁBADO dos esperados ataques russos a infraestruturas da Europa do Leste. No Dia Mundial da Internet lamenta que os líderes mundiais ainda não tenham definido o que é um cibercrime e as penas para esses delitos.

Como um hospital sobrevive a um ataque informático
13 de maioLucília Galha

Como um hospital sobrevive a um ataque informático

Duas semanas depois do ataque informático ao Hospital Garcia de Orta, em Almada, que aconteceu a 26 de abril, ainda há muita coisa a fazer-se à mão. Há análises que se extraviam e prescrições com letras impossíveis de decifrar. Pode demorar meses a regressar tudo ao normal.

Cibercrime aumenta nos últimos anos em Portugal
10 de maioMárcia Sobral

Cibercrime aumenta nos últimos anos em Portugal

Centro Nacional de Cibercrime diz que aumentos estão relacionados com a sofisticação da atividade criminal, com trabalho remoto e "oportunismo" que a exposição ao digital proporciona.

Que riscos enfrentamos com os ataques informáticos ao setor da saúde?
30 de abrilMárcia Sobral

Que riscos enfrentamos com os ataques informáticos ao setor da saúde?

“Os dados médicos das pessoas têm um valor gigante no mercado negro, especialmente para seguradoras” explicou à SÁBADO um programador informático. No mesmo dia o país viu dois hospitais e cinco centros de saúde a serem alvos de ataques informáticos e o problema parece crescer a cada dia.

Hospital Garcia de Orta mantém plano de contingência ativo
29 de abrilMárcia Sobral

Hospital Garcia de Orta mantém plano de contingência ativo

Hospital confirma que foi feito um "pedido de resgate" para recuperar o sistema que continua em baixo. Casos de urgência podem ser reencaminhados para outras unidades hospitalares da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana