Sábado – Pense por si

Marco Alves

A vida privada de Francisco Sá Carneiro

Cultivava a imagem de um político reservado e os amigos enalteciam-lhe a coragem e a obstinação. Nos bastidores, era bem-disposto, gostava de velocidade, de golfe e de grandes vinhos. E era um apreciador dos melhores hotéis e restaurantes, de charutos, música clássica e pintura. Rompeu com tudo por causa de um grande amor, Snu. Se fosse vivo, o antigo primeiro-ministro faria 90 anos a 19 de julho.

O mito versus o homem

O lado menos conhecido de Sá Carneiro: falámos com amigos e colaboradores para fazer o retrato da vida privada do político que nasceu a 19 de julho, há 90 anos. Andámos dois dias com Aguiar-Branco e soubemos o que vai fazer Marcelo Rebelo de Sousa para receber a infanta de Espanha.

Ana Taborda

O pintor Moita Macedo, visto pelo filho Paulo

Começou por pintar na sala da sua casa, em Queluz, mas também nos escritórios da Siderurgia Nacional, onde conheceu António Champalimaud. Católico e comunista, dizia poemas de improviso, desenhava obsessivamente, conviveu com Almada Negreiros e Júlio Pomar.

Paulo Vila

Ferreira Pinto Basto: A família que revolucionou Portugal

Figuram entre os “donos” do País por causa da longa dinastia comercial e industrial que construíram. O patriarca nasce no século XVIII, mas, da política aos negócios, os seus descendentes estão por todo o lado e instalam-se nos mais prestigiados cargos públicos.

Lucília Galha

Fazer férias ao som de bombas

Apesar do conflito ativo com a Rússia, a Ucrânia continua a atrair turistas. Uns são voluntários, mas a maioria são voyeuristas. Os hotéis têm bunkers para os acolher.

Íris Fernandes

Charutos em vias de extinção?

Já há ruturas de stock em várias marcas e as lojas não conseguem fazer face à procura. A culpa é dos problemas na produção, da pandemia e do mercado chinês.

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

19
Pedro Henrique Miranda

O Grande Hotel dos Sete Mares

Voámos até ao Qatar para conhecer o maior cruzeiro de sempre da MSC - uma verdadeira cidade itinerante - que passa uma temporada no Golfo Pérsico antes de seguir para o Mediterrâneo

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana