Proteção Civil alerta população para mau tempo nos próximos dias
O IPMA prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte.
O IPMA prevê para sexta-feira e sábado no norte e centro do continente chuva persistente e por vezes forte.
Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 3h de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 3h de sexta-feira e as 6h de sábado.
Mau tempo irá fazer-se sentir especialmente entre a tarde desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira.
Das 144 ocorrências registadas em Portugal continental, destacam-se inundações, quedas de árvores, limpeza das vias, movimentos de massa e queda de estrutura.
"Prevê-se precipitação persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, em especial no Minho e Douro Litoral", lê-se no comunicado.
Foi elevado o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.
Proteção Civil apela à adoção de comportamentos adequados e à preparação das zonas que podem ser mais afetadas pelas cheias.
A conexão deverá ser feita de forma subaquática entre Barcelona e Marselha. António Costa realçou que este momento marca o fim de "um bloqueio histórico em torno do tema das interconexões da Península Ibérica com o conjunto da Europa".
A maioria dos concelhos do Norte e do Centro estão em risco máximo de incêndio, o Algarve está tendencialmente em risco muito elevado e quase todo o Alentejo em risco elevado de incêndio.
A chuva regressa na sexta-feira às regiões do Norte e Centro do continente, um efeito indireto da passagem da depressão Diego que vai afetar o norte de França.
Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso entre as 21h00 de hoje e as 9h00 de terça-feira.
O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental.
Em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Tavira, Castro Marim, Alcoutim, Penamacor, Guarda, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo.
Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior entre o meio da manhã e o meio da tarde e possibilidade de ocorrência de períodos fraca ou aguaceiros fracos até início da manhã.
O novo doente é um homem, entre os 20 e os 29 anos, sem sintomas, que desembarcou, esta segunda-feira, no Aeroporto da Madeira, proveniente da região centro do continente, e que aguardava o resultado de um teste ao SARS CoV-2, efetuado na origem.