Mais de 1.500 empresas já ativaram a Carteira Digital
As empresas e os empresários estão a adotar a primeira Carteira Digital da Empresa que surgiu nos países da União Europeia e já acrescentaram mais de 5.400 documentos.
As empresas e os empresários estão a adotar a primeira Carteira Digital da Empresa que surgiu nos países da União Europeia e já acrescentaram mais de 5.400 documentos.
O primeiro-ministro falava esta segunda-feira, à margem do lançamento da Carteira Digital da Empresa, no Porto.
A Carteira Digital está no ar. A versão base com os quatro documentos essenciais será sempre gratuita para o empresário, que só terá de pagar mediante outros documentos que tenha de pedir.
O chefe do executivo disse que neste momento está apenas focado em governar.
Os empresários vão deixar os papéis de lado e podem adotar a Carteira Digital antes do fim do mês. Modelo de testes está a decorrer, mas Governo entende que está na altura de disponibilizar a solução a nível nacional. Portugal é o primeiro país a adotar obrigação europeia.
O projeto arrancou este semestre e conta estar finalizado na segunda metade de 2027.
Especialista em regulação digital diz que é consensual entre todos os Estados-Membros que haja uma proteção dos mais jovens da “invasão e lavagem cerebral que as redes sociais conseguem infligir”.
Bruxelas pretende que as plataformas digitais adotem medidas para controlo da idade que reduzam os riscos de as crianças serem expostas a pornografia ou a outros conteúdos não adequados à idade.
Os profissionais do cashback, a devolução de uma pequena percentagem das compras feitas com um cartão de crédito ou através de um site de cashback, chegam a acumular 12 cartões para poupar cerca de 300 euros mensais – até os impostos pagam nesta modalidade. Mesmo estratégias simples podem render descontos garantidos. A tendência parece estar a crescer.
Com apenas 26 anos, o nova-iorquino é considerado um prodígio pela criação da Polymarket, a plataforma de previsões que “adivinhou” a vitória de Trump. Entretanto, o FBI fez-lhe uma visita-surpresa a casa e confiscou-lhe equipamentos. Acaba de ser eleito Personalidade do Ano, pela publicação online Decrypt.
Medidas semelhantes deverão ser implementadas em toda a UE até 2027. Governo espanhol fala de "sistema fácil", mas críticos apontam invasões de privacidade.
Esta alteração determina que "os documentos, títulos ou licenças em suporte digital e respetivos dados apresentados em tempo real perante terceiros em território nacional", através da aplicação, "presumem-se conformes aos documentos originais, tendo igual valor jurídico e probatório".
Condutores até aos 50 anos podem usar esta funcionalidade. É através da app ID.gov, onde se pode ter o Cartão do Cidadão, a Carta de Condução, entre outros documentos.
A utilização das moedas eletrónicas é cada vez mais alargada e não existe um regime legal em Portugal que especificamente regule esta matéria.
No caso das pessoas que necessitam de um atestado médico de incapacidade multiuso, este documento passa a "ser reconhecido automaticamente por todos" os ministérios e serviços que necessitem dele para conceder benefícios de várias ordens.
Neste título só estão afirmações do próprio Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que está a apostar o tesouro do país em criptomoedas. O FMI alertou para o risco.