
Arouca perdeu quase 2 km de passadiços devido a incêndio
Incêndio em Arouca continua a lavrar com "média intensidade", informou esta quarta-feira a autarquia, que decidiu continuar com as escolas fechadas na quinta-feira.
Incêndio em Arouca continua a lavrar com "média intensidade", informou esta quarta-feira a autarquia, que decidiu continuar com as escolas fechadas na quinta-feira.
"Estamos sem meios, precisamos de muito mais gente aqui a combater o fogo e quem está a fazer a gestão destes recursos a nível nacional tem que ter noção do terreno e atuar de acordo com o ele exige", apedlou a autarca de Arouca.
Uma família não é perfeita, porque não é feita à medida. Mas tem dentro dela o que nos ajudou a sermos o que somos. Alguém que nos viu crescer é alguém que nos vale de muito, porque sabe de onde viemos e quem fomos antes disto tudo.
Portugal continental permanece em situação de alerta até hoje, devido ao risco de incêndio.
Portugal fica em situação de alerta até dia 21 de julho. 35 concelhos apresentam risco máximo de incêndio.
Centenas de operacionais combatem as chamas. Em Murça, 300 pessoas foram retiradas das casas.
O fogo de Bustelo, Chaves, continua a lavrar, mas o da Guarda foi dado como dominado durante a noite.
Só este mês há registo de três mortos e cinco feridos graves nos incêndios em Portugal. Quase 1000 pessoas tiveram de ser retiradas das suas casas, mas a maioria já terá regressado.
Todas as vias se mantêm transitáveis apesar dos fogos, afirmou o comandante nacional. Encontram-se 640 operacionais no terreno a combater as chamas.
Já o incêndio de Soutelinho da Raia, Vila Real, considerado preocupante durante a noite, está quase extinto.
Até agora, registam-se quatro feridos graves, a par da morte do comandante-piloto André Serra.
O presidente da Câmara de Chaves estimou em 2.000 hectares a área ardida neste incêndio que terá tido origem num acidente com o pneu de um camião.
As preocupações centram-se nas condições meteorológicas, nomeadamente o vento forte e o calor intenso.
A cerimónia de entrega da XXV edição dos Prémios do Clube das 25 contou com a presença do embaixador de Portugal em Espanha, personalidades do mundo da cultura e autoridades políticas.
Um acidente envolvendo 15 viaturas deixou uma pessoa em estado crítico e pelo menos duas em estado grave.
Foram detetadas falhas na rede de eletricidade e de telecomunicações em vários pontos do país, como o Algarve, Lisboa, Santarém e Leiria.