
Aeroportos europeus atingidos por ataque informático
Voo da TAP que deveria partir da capital portuguesa com destino a Bruxelas às 07h15 já foi cancelado.
Voo da TAP que deveria partir da capital portuguesa com destino a Bruxelas às 07h15 já foi cancelado.
O mecanismo Covax visa fornecer vacinas aos países mais desfavorecidos, prevendo que a partir do primeiro semestre deste ano 145 países recebam doses para imunizar perto de 3% das suas populações.
O grupo já tinha estabelecido que uma primeira alteração de voo seria gratuita e agora estende a medida para que os passageiros possam mudar em várias ocasiões de horário e de destino.
O pacote que a companhia belga, subsidiária da Lufthansa, vai receber permitirá cobrir parte das perdas causadas pela crise gerada pela pandemia.
A empresa informou hoje que o volume de negócios caiu 18% entre janeiro e março, para 6.400 milhões de euros (7.800 milhões de euros no ano anterior).
O grupo, a que pertencem as companhias aéreas Lufthansa, Eurowings, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Edelweiss, tem 135.000 funcionários em todo o mundo.
O grupo de aviação Lufthansa explicou em comunicado que o ajustamento da capacidade afeta sobretudo a Europa, Ásia e o Médio Oriente.
O dirigente do SINTAC disse que esta manhã já tinham sido cancelados três voos e que a média global nacional de adesão à greve "rondava os 70%".
A companhia aérea anunciou na quarta-feira o cancelamento de um total de 1.300 voos esta quinta e sexta-feira, depois de não ter conseguido que a justiça travasse uma greve convocada pelo sindicato do pessoal de cabine UFO.
A greve, que começa esta quarta-feira às 23h00 e vai durar até às 23h00 de sexta-feira, vai afetar no total 180.000 passageiros.
Apesar de o problema ter sido resolvido ainda durante a manhã, o caos gerado fez com que muitos aviões continuassem a deslocar ao longo do dia sem a bagagem de todos os passageiros a bordo.
Greve foi convocada por uma frente comum dos três maiores sindicatos belgas.
A companhia solicitou aos seus parceiros que enviassem aeronaves a Bruxelas para poder transportar passageiros retidos pela greve.
Algumas abertas permitiram, no entanto, que durante o dia tivessem aterrado e descolado algumas aeronaves.
Na ilha do Porto Santo encontra-se um avião da Brussels Airlines que teve de ser desviado.
Ambos os suspeitos tinham como destino a Europa.