Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O poder e a fortuna dos Duques de Palmela

Perseguidos pelo Marquês de Pombal, chegaram a ser a família mais rica do País – com um casamento que envolveu acusações de rapto e tentativas de suborno. Um dos descendentes do I duque levou a Rainha Isabel II a conhecer a Arrábida. Outros cruzaram os seus nomes com Espírito Santo, Soares Franco e Van Zellers.

Ana Taborda

Quando ricos e famosos alugam as suas quintas e palacetes

Pode dormir na casa que guarda os botões de punho que o Rei D. Carlos usava quando foi assassinado, almoçar num palácio que pertenceu ao 2º duque de Palmela – com um dos seus descendentes –, ou ter pensão completa assinada pelo chef José Avillez.

Relatório minoritário

Mal fica

Sou benfiquista desde que me conheço. Só me interessa mesmo a bola. O jogo. A magia. A tragédia. A glória no relvado. Mas agora é preciso denunciar a vergonha. E não pactuar com meias-tintas.

Carlos Torres

Os 21 episódios mais insólitos entre Benfica e Sporting

Em 1962, o Sporting ganhou ao Benfica e tornou-se campeão. Enquanto abriam garrafas de champanhe no balneário, os leões receberam a visita de três benfiquistas, Eusébio, José Augusto e Cavém, que lhes foram dar os parabéns. Como seria se hoje Pizzi, Rafa ou Jorge Jesus fizessem isso? O que era desportivismo há 60 anos, agora deveria originar um motim.

Carlos Torres

Simões: "Ganhei mais em três meses nos EUA do que em três anos no Benfica"

Numa mega-entrevista à SÁBADO, o antigo craque do Benfica fala de tudo, desde a sua infância na zona de Almada até à meteórica ascensão no Benfica, sem esquecer a amizade com Eusébio, a passagem pelos EUA, as polémicas com a Benfica TV ou o recente assalto violento de que foi alvo em Cabo Verde – até teve de ser operado

O regresso de Jesus à Luz

Assobios? As máquinas de propaganda, ao pior estilo soviético, querem destruir o essencial: em 6 anos, com defeitos, excessos e alguns desaires, Jorge Jesus deu tudo ao Benfica: 10 títulos, 70% de vitórias, uma cultura de trabalho e uma 'escola' dentro e em redor do campo...

Eusébio no mais longo corte de relações com o Benfica

Sporting e Benfica estiveram muitos anos de costas voltadas. Os motivos do corte de relações institucionais mais longo da história não são claros, mas há quem aponte o “desvio” de Eusébio do Sporting de Lourenço Marques para o Benfica como a causa principal.

As frases que marcaram a vida de Eusébio

"A maior alegria que tive foi com a minha primeira vitória internacional, em 1962, quando o Benfica venceu a Taça dos Campeões Europeus. E a maior tristeza foi a derrota nas meias-finais, no campeonato mundial de 1966"...

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)