
Literatura: capaz de salvar o quê?
Mohamed Mbougar Sarr, senegalês, venceu o prémio Goncourt com A Mais Secreta Memória dos Homens, um suposto romance-bomba. O desafio central é: o que pode a ficção fazer ou desfazer da vida?
Mohamed Mbougar Sarr, senegalês, venceu o prémio Goncourt com A Mais Secreta Memória dos Homens, um suposto romance-bomba. O desafio central é: o que pode a ficção fazer ou desfazer da vida?
Acontece todas as noites. Obsessões irrefreáveis, incompreensões, arrependimentos, certezas tardias, catástrofes, reconciliações, sexualidade, drogas, religião, futuro imediato. Na impossibilidade de dormir, o Lexotan, o Valium, o Prozac, o Cipralex.
José-Augusto França - que, no meio académico, é considerado responsável por estabelecer um cânone na historiografia da arte do século XIX e XX - costumava dizer, em entrevistas, que a sua ligação à arte era "quase respiratória".
A relação do editor com os livros é algo da mesma ordem da relação do psicanalista com o inconsciente: ambos são como crianças que abrem os brinquedos para ver como é que funcionam por dentro.
O desastre de comunicação de Dolce & Gabbana na China é uma lição sobre os limites da globalização e a incúria dos publicitários na previsão das reacções dos consumidores empoderados do nosso tempo.
Na década de 90, leccionou no Liceu Camões, tendo sido professor de, por exemplo, Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo e José Mariano Gago.
Pedro Marta Santos escreve sobre esta "comédia romântica cerebral", assinada pela francesa Claire Denis, "um dos segredos mais bem guardados do cinema mundial"
Policiais, thrillers e romances históricos, grandes histórias de amor, mas também dramas, algum humor e uma pitada de sexo
Ficções colige contos, a novela Diapasão, teatro, guiões, outro tipo de textos, e até a famosa banda desenhada Mário e Isabel
Bandolim é um diário ilustrado com vários retratos da autora
Presidente da República foi entrevistado por Martin Weill... que não sabia quem ele era
O jornalista francês Martin Weill está nos Estados Unidos a cobrir toda a campanha das eleições presidenciais norte-americanas. Esta terça-feira esteve a cobrir a 71ª sessão da Assembleia Geral da ONU e protagonizou um momento embaraçoso.
A exposição de fotografia de arquitectura está em Lisboa até 16 de Outubro
O livro divide-se em sete secções e analisa obras de autores importantes como Platão, Aristóteles, Descartes e Hobbes
Numa altura em que as galerias voltam a ter novidades nas paredes, a Barbado, em Lisboa, faz uma rentrée a pés juntos. Inauguração de A Place in the Sun, de Martin Parr, é neste sábado
Madame Bovary, realizado por Sophie Barthes, conta uma história real adaptada à escrita no clássico de Flaubert