Sábado – Pense por si

Raquel Lito

Antepassados do humorista: o palácio que já foi dos Sinel de Cordes

O enfant terrible do humor pertence a uma linhagem que no século XVIII criou uma construção imponente, perto da Feira da Ladra. Rui Sinel de Cordes conta à SÁBADO que terá sido uma herdeira “demasiado ligada aos prazeres da diversão” a vendê-la. Recentemente, abriu ao público no evento Open House, iniciativa da Trienal de Arquitetura.

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

Pedro Jorge Castro

Um casal apaixonado contra Salazar

Francisco Sousa Tavares e Sophia de Mello Breyner travaram todas as lutas contra a ditadura. A PIDE não os largou e, das duas vezes em que ele esteve preso, comunicaram em código

5
já ninguem quer ser duque
Juliana Nogueira Santos

Já ninguém quer ser duque

De mil títulos concedidos na monarquia, só perto de 300 estão em utilização. O resto perdeu-se entre endividamentos, filhos ilegítimos e a geral descrença de que Portugal poderá voltar a ter Rei.

6
Raquel Lito

Quem são os nobres portugueses?

Têm títulos e brasões mas podem viver em barcos e desenhar bonecos. O proprietário do famoso quadro vendido recentemente ao Museu da Arte Antiga cria vacas.

Advogado nega que Sócrates tenha pedido 500 mil contos

O advogado de José Sócrates negou que o ex-ministro do Ambiente tenha exigido 500 mil contos (2,5 milhões de euros) para aprovar o empreendimento Freeport, como afirmou esta terça-feira uma testemunha em julgamento.

Advogado confirma Sócrates ter exigido 500 mil contos

Augusto Ferreira do Amaral, advogado da empresa que vendeu o terreno da fábrica de pneus Firestone aos ingleses do Freeport confirmou esta terça-feira em tribunal ter tido uma conversa com o arguido Manuel Pedro onde este lhe confidenciou que o então ministro do ambiente, José Sócrates, exigiu o pagamento de 500 mil contos (2,5 milhões de euros) para aprovar o licenciamento do projecto.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.