Sábado – Pense por si

Quem são os poderosos dos clubes privados? Ulrich, Salgado, Paulo Teixeira Pinto, Lobo Xavier...

Catarina Guerreiro 22 de março de 2016 às 17:00

Porque é que Ricardo Salgado entrou para o Turf? E como é que os adversários Jardim Gonçalves e Paulo Teixeira Pinto convivem ali? O que faz Rui Moreira no Clube Portuense? E Marçal Grilo no Tauromáquico? Os membros, as regras, as jóias de admissão, e as polémicas destes círculos fechados

Aqui os empregados são "criados", as mulheres não são bem vindas, as gravatas são mesmo obrigatórias (por mais que Álvaro Barreto estrebuche) e há salas onde um não-membro, mesmo que convidado, não entra. São clubes exclusivos. E são clubes apetecíveis para a troca de influências. Afinal,aqui reúne-se não só parte da elite financeira, mas também artistocratas, políticos, militares, diplomatas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.