
Gripe com tendência crescente e mortalidade acima do esperado
Na primeira semana deste ano, verificou-se uma "mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino", adiantou o INSA.
Na primeira semana deste ano, verificou-se uma "mortalidade acima do esperado no grupo etário acima dos 85 anos e no sexo feminino", adiantou o INSA.
A partir deste domingo e até 28 de fevereiro de 2025 podem ser associadas ao socorro até 100 ambulâncias e respetivas tripulações de bombeiros para fazer frente à atividade gripal e outros vírus respiratórios.
Dias curtos, noites longas, frio e chuva. É a atmosfera de fim de ano a convidar-nos ao aconchego. Mas também tempo de infeções respiratórias. Para o ajudar a passar este período com saúde e conforto, as Farmácias Portuguesas lançaram a campanha especial de cuidados de inverno “Por um Natal cheio de magia e bem-estar”.
Até ao momento foram identificados 48 casos de co-infeção pelo vírus da gripe e SARS-CoV-2, adianta o INSA.
Ainda não há casos registados em Portugal. Israel e EUA já registaram situações de doentes que estavam infetados ao mesmo tempo com gripe e covid-19. Estudos ingleses apontam para o dobro do risco de morte, comparado com a covid-19.
"Estimou-se uma taxa de incidência de síndrome gripal de 19,9 por cada 100 mil habitantes", refere o boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus respiratórios.
A vacinação das crianças está a ser a discutida e analisada, tendo a Pfizer já anunciado que a sua vacina contra a covid-19 é eficaz em crianças dos 5 aos 11 anos.
Mais vacinas contra a gripe e mais medidas de proteção individual ajudam a explicar a redução do vírus da gripe registado este ano. No entanto, é preciso preparar a próxima época gripal, já que as vacinas podem perder eficácia e a imunidade pode ter também diminuído.
Na semana em análise, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou o vírus da gripe tipo B em 126 casos e do tipo A em 116.
Segundo Graça Freitas, o pico da gripe terá já sido atingido, estando a atividade gripal a entrar numa fase descendente. A responsável sublinhou que mais de dois milhões de portugueses já se vacinaram contra a gripe.
Graça Freitas apontou que o vírus que está a circular é do tipo B, o que indicia uma época gripal que será menos grave. Ajudam também conjunto com as temperaturas moderadas e o facto de mais de dois milhões se terem vacinado.
A percentagem mais elevada de casos de gripe verificou-se no grupo etário dos 15 aos 44 anos e depois dos 45 aos 64 anos.
Já o frio terá contribuído para a morte de quase 400 pessoas, revela o Instituto Ricardo Jorge.
A taxa de incidência de síndroma gripal foi de 37,6 por cada 100.000 habitantes, indica o documento divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Graça Freitas diz que até dia 30 foram verificadas 12.380 mortes.
Durante o mês de janeiro até quarta-feira, dia 30, houve 12.380 óbitos, mais 660 mortes face à média do mês de janeiro dos últimos cinco anos.