Sábado – Pense por si

Gripe com baixa intensidade em Portugal na segunda semana do ano

Na semana em análise, a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou o vírus da gripe tipo B em 126 casos e do tipo A em 116.

Agripeem Portugal manteve uma baixa intensidade na semana passada, estando a ser uma época gripal de intensidade moderada, segundo o boletim da gripe hoje divulgado.

Esta conclusão consta do "Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe", divulgado semanalmente pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

De acordo com o boletim da gripe, na semana de 06 a 12 de janeiro a taxa de incidência do Síndroma Gripal foi de 44,64 por cada 100 mil habitantes, mantendo-se acima da atividade base, assim como o número de consultas. A população sob observação foi de 42.567.

Na semana em análise (segunda semana do ano), a Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe detetou o vírus da gripe tipo B em 126 casos e do tipo A em 116.

O valor médio da temperatura mínima do ar foi de 2,26ºC, ou seja, 2,28ºC inferior aos valores normais para o mês de janeiro.

A atividade gripal manteve-se de baixa intensidade, mas com uma tendência crescente na União Europeia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.