Oito filmes e séries para (re)descobrir João Canijo (1957-2026)
No rescaldo da sua morte, estes são os títulos que ajudam a contar a história de um dos mais emblemáticos cineastas nacionais - alguns dos quais, disponíveis gratuitamente em streaming.
No rescaldo da sua morte, estes são os títulos que ajudam a contar a história de um dos mais emblemáticos cineastas nacionais - alguns dos quais, disponíveis gratuitamente em streaming.
Retratou a sociedade portuguesa através de histórias de gente comum, dando impulso a papeis femininos que marcaram a história do cinema nacional. Morreu aos 68 anos.
Realizada por Ivo M. Ferreira, explora a história do gangue liderado por Faustino Cavaco que assaltou mais de 20 bancos no Algarve nos anos 80. A partir de dia 2, todas as segundas (21h) na RTP1.
Esteve em Cannes, tem gerado burburinho e “há interesse de vários países” em comprar os direitos. Drama policial de Bruno Gascon, estreia-se na segunda-feira, dia 14 (21h), na RTP1.
Nos catálogos da RTP Play, da OPTO, da Netflix, da HBO e da Prime Video Portugal há várias obras de ficção televisiva que vale a pena recuperar para compreender Abril.
Começou a trabalhar aos 6 anos e hoje, aos 63, lidera uma empresa com 2.700 trabalhadores – incluindo um que passa os dias a tratar de uma burra. Na DST há 2 mil obras de arte e uma natalidade que é o dobro da média nacional.
Diz que é atriz, sempre. Mas precisa de pagar contas e, com a pandemia, reinventa-se em trabalhos temporários. Como a sua realidade supera os papéis da ficção.
A atriz Ana Bustorff leva-nos através das fotografias que marcaram a sua infância e carreira de mais de 40 anos.
Tanto é Elvira na novela Quer o Destino como entra no filme de Bruno Gaston, Sombra. Com mais de 40 anos de carreira e muitos prémios, Ana Bustorff é também uma sobrevivente do cancro e do desamor.
Especial Costa Vicentina: o que há de novo, as praias a não perder e as histórias de algumas figuras da região. E ainda: entrevista de vida a Ana Bustorff, uma atriz que não gosta de tirar fotos; os casos rocambolescos nas lojas em tempos de Covid-19 – há quem experimente roupa no corredor
O filme "Cães que ladram aos pássaros acompanha os dias de verão de Vicente e da sua família, obrigados a sair da sua casa no centro do Porto, por força da especulação imobiliária".
O filme, que se estreia em Portugal a 19 de setembro, está integrado na competição principal do festival.
Galardões foram distribuídos no Salão Preto e Prata do Casino Estoril no domingo à noite.
Filme de Sérgio Tréfaut venceu o principal prémio da Academia Portuguesa de Cinema e conquistou ainda o prémio de melhor argumento adaptado. "Parque Mayer" valeu a António-Pedro Vasconcelos o galardão de melhor realizador.
Os Sophia, que cumprem a sétima edição, foram criados pela Academia Portuguesa de Cinema e pretendem reconhecer a produção cinematográfica em 23 categorias.
Os nomeados nas 23 categorias dos Prémios Sophia 2019 foram anunciados esta quarta-feira.