
Acontecimentos nacionais do ano 2023
Foram 12 meses de montanha-russa, a arrancar com um ministro demitido, a terminar com um Governo também demitido, retratados por Vasco Gargalo semana a semana.
Foram 12 meses de montanha-russa, a arrancar com um ministro demitido, a terminar com um Governo também demitido, retratados por Vasco Gargalo semana a semana.
Ministro das Finanças defendeu que não poderia haver convite a Alexandra Reis para tutelar a TAP se tivesse havido "divergências estratégicas" com Christine Ourmières-Widener e admitiu que "não era esse o caso". Fernando Medina nega, contudo, ter sabido da forma como Reis saiu da companhia.
Alexandra Reis é a quarta personalidade ouvida pela comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, depois da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), o administrador financeiro da empresa, Gonçalo Pires, e da presidente executiva, Christine Ourmières-Widener.
O futuro presidente da TAP era administrador financeiro da companhia em 2014, quando saiu após perda de confiança da então secretária de Estado do Tesouro. Gestor já dissera à TAP que saíra pelo seu pé e que recebera "apenas o que era devido". Empresa não esclarece qual a figura jurídica usada para a saída do administrador - e quanto lhe pagou.
Administradora acabou por sair da transportadora aérea com uma indemnização de 500 mil euros.
Christine Ourmières-Widener, Manuel Beja e a TAP não poupam críticas à firma liderada por Pedro Rebelo de Sousa, a SRS, que lhes vendeu a indemnização dos 500 mil euros a Alexandra Reis como legal e “um bom negócio”. Também Reis aponta o dedo, mas a outra firma de topo: a Morais Leitão.
A gestão e as decisões políticas, os prémios e as indemnizações, os negócios por explicar e os despedimentos, a privatização e as consultorias. Comissão de inquérito fará um raio-x à empresa quando já decorre o processo de venda.
Segue adiante a proposta de comissão de inquérito do BE, espoletada pelo polémico caso de Alexandra Reis. Saiba quem vai liderar a comissão e de que respostas estará à procura.
Christine Ourmières-Widener vai responder aos deputados. O que importa ver esclarecido em todo este caso?
Os partidos pretendiam ouvir o ex-ministro das Infraestruturas, o ministro das Finanças, a ex-secretária de Estado do Tesouro, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, para explicações sobre o caso da indemnização de Alexandra Reis.
Demissão foi a terceira ocorrida no Governo na última semana de dezembro e a décima a atingir um membro do executivo socialista de maioria absoluta.
Pedro Sousa Rodrigues substitui Alexandra Reis como secretário de Estado do Tesouro. Site da Presidência deu a conhecer os nomes dos novos membros do Governo. esta tarde tomam ainda posse os novos ministros João Galamba e Marina Gonçalves.