
Em Dortmund, há mais para ver do que o jogo de Portugal
Este sábado, 22 de junho, Portugal e Turquia jogam em Dortmund no Euro 2024. Fomos à cidade alemã e contamos-lhe o que pode ver por lá, além das estrelas do futebol.
Este sábado, 22 de junho, Portugal e Turquia jogam em Dortmund no Euro 2024. Fomos à cidade alemã e contamos-lhe o que pode ver por lá, além das estrelas do futebol.
A capital da Alemanha tem encantos para vários dias, semanas e meses, tal a diversidade cultural, social e histórica. Eis alguns pontos essenciais, a visitar neste ano em que Berlim recebe o Euro.
Pela mão de Leonardo Padura e do seu detetive Mário Conde regressamos às ruas de Havana e aos labirintos mais sórdidos da política cubana. Com Günter Grass atravessamos as Alemanhas da reunificação. Uma dupla viagem para o inverno.
Ao apoiar militarmente a Ucrânia, a Alemanha saltou para a linha da frente e assumiu a liderança na segurança europeia, numa histórica decisão que coloca Berlim em rota de colisão com Moscovo, após décadas de submissão e apaziguamento em nome do status quo herdado da II Guerra Mundial.
"Devia ser uma partida de qualificação para o Europeu, mas foi disputada como amigável. Afinal, com a evolução acelerada do processo de unificação da Alemanha a equipa esfumara-se entretanto."
No tempo em que havia duas Alemanhas, o mundo dividia-se entre americanos e soviéticos. E todos temiam que um dos lados carregasse no “botão”. Grátis com a SÁBADO
A Alemanha vive um forte período de contestação laboral, tal como tem acontecido na fábrica portuguesa da construtora Volkswagen. Os trabalhadores alemães fizeram greves na passada semana em fábricas da Mercedes, Porsche, Audi ou BMW.
O mês de Julho renova o máximo histórico na confiança dos empresários da maior economia europeia. A avaliação que as empresas fazem da sua situação actual está no nível mais elevado desde a reunificação das Alemanhas.
O milagre de Córdoba, a desgraça de Gijón, proletários versus burgueses em Viena, um herói morto em circunstâncias misteriosas e uma afirmação de independência face à Alemanha – perfil do futebol austríaco antes do duelo com Portugal
A RFA – que não deixava de ser uma construção artificial de um país – não dispunha verdadeiramente de Constituição
A 3 de Outubro celebra-se a reunificação da Alemanha mas há testemunhos que mantêm viva a memória de quando havia um país dividido
Segundo aquele desiderato, fomentar-se-ia, uma maior aproximação entre os povos tentando evitar-se por essa via, as tensões, ódios e tentativas de imperialismos que tinham levado, só no século XX, a duas confrontações à escala mundial
A 1 de Janeiro de 1990, Günter Grass, futuro Nobel da Literatura, decide escrever um diário. "Pretendo atravessar a fronteira entre os dois Estados alemães." É o que faz ao longo do ano da Reunificação. O diário, curiosamente, começa e termina na sua casa algarvia, em Vale das Eiras
Schäuble nega ter insultado o seu homólogo Yanis Faroufakis. O embaixador grego exigiu um pedido de desculpas
O total das eventuais reparações solicitadas poderá atingir 162 mil milhões de euros.
"A probabilidade é nula", garantiu o ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel...