Abusadores da mama
Para a ministra do Trabalho, o combate a quem se serve da generosidade da lei podia começar em casa.
Para a ministra do Trabalho, o combate a quem se serve da generosidade da lei podia começar em casa.
Depois de ter falado dos "abusos", Maria do Rosário Ramalho tem evitado responder às questões sobre o número de casos, até porque, tal com Marta Esteves explicou à SÁBADO, provavelmente é impossível.
Maria do Rosário Ramalho disse numa entrevista que havia mães que amamentam até à entrada dos filhos na escola primária só para terem um horário de trabalho reduzido. À SÁBADO, uma associação diz que é normal haver este tipo de casos, embora não seja "tão comum".
Os especialistas destacam a importância de contactar a Linha Saúde 24 para que seja feita uma "pré-triagem". "Contrações associadas a dor" e hemorragias são sinais de alerta.
Cientistas do Centro Champalimaud descobriram que são os neurónios localizados nas mucosas que, assim que detetam a presença no organismo de uma infeção, produzem uma substância que funciona como um "chuto de adrenalina" para as células imunitárias.
Carina Pereira recolheu assinaturas e redigiu a iniciativa legislativa, mas não a pôde ver aprovada. Foram outras mães que concluíram a sua luta.
A DGS aponta que a alimentação inadequada, uma das principais causas evitáveis das doenças crónicas não transmissíveis, "contribuiu para 11,4% da mortalidade, no ano de 2019".
Ordem surge após denúncia de recusas de presença de acompanhante às mulheres em trabalho de parto e de separação de mãe infetada do bebé.
No Dia Universal dos Direitos da Criança, a Unicef revela que mais de 320 mil crianças portuguesas estão em risco de pobreza. No ano passado foram detetados 129 casos de mutilação genital feminina e 171 casamentos infantis.
Apenas 20% das crianças portuguesas é amamentada em exclusivo até aos seis meses, como defende a Organização Mundial de Saúde. Apandemia de Covid-19 não deve ser motivo para não aumentar este valor
Dar de mamar não é instintivo e pode ser traumático quando corre mal. Enfermeiras peritas explicam as dificuldades e como ultrapassá-las
Diretor da OMS disse ainda que mesmo em casos de mães com suspeitas de infeção ou com infeção pelo novo coronavírus devem ser encorajadas a começar ou continuar o aleitamento.
Salina Shaw era diabética e teve uma bebé a 4 de abril, o mesmo dia em que foi testada positivo à doença.
Em causa está, sobretudo, a separação de mães com Covid-19 dos seus bebés e o aleitamento materno - até aqui desaconselhado em Portugal, mas recomendado pela Organização Mundial de Saúde
É uma moda e também um modo de vida. Mas não comer carne nem peixe pode acabar em drama.
O PEV quer alterações no Código de Trabalho de forma a reduzir o horário de trabalho dos pais com crianças até aos três anos, para que as possam acompanhar