
Dentro da força que combate os incêndios
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses fala da seca e dos seus efeitos nos incêndios florestais: as chamas estão mais fortes e os combatentes vêm de longe. Às vezes demoram sete horas a chegar ao local.
A A2 e o IC1 foram encerrados ao trânsito rodoviário. O distrito de Faro está em alerta vermelho de risco de incêndio devido ao vento e às altas temperaturas.
Francisco Ferreira, líder do PS Arouca, era padeiro de profissão antes de ser nomeado "técnico especialista" do agora ex-secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.
Entre os ajustes diretos celebrados pela Proteção Civil está a compra de lápis, canetas e bonés por 23 mil euros. Contrato furou limite máximo previsto por ser considerado "urgência imperiosa".
Ministro dos Negócios Estrangeiros pediu "um pouco mais de prudência" devido às polémicas sobre golas antifumo distribuídas à população pela Proteção Civil.
Associação de Proteção e Socorro diz que podem provocar crises respiratórias agudas e recomenda que se complemente a análise feita ao material.
O ministro da Administração Interna anunciou que será divulgado esta terça-feira um relatório preliminar sobre a perigosidade inflamável das golas antifumo distribuídas pela Proteção Civil no âmbito do programa "Aldeias Seguras".
Revelação foi feita numa entrevista dada a um programa da SIC, em 2018. Golas eram não inflamáveis? Neves respondeu "não não é, deve humedecer-se".
A MOSC Confeções é detida por Luís Peixoto Fernandes e a Foxtrot Aventura, por Ricardo Peixoto Fernandes. Proteção Civil diz ter contactado cinco empresas - duas dizem que isso não ocorreu.
No sábado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, mandou abrir um inquérito urgente sobre contratação de material de sensibilização para incêndios.
Partido liderado por Jerónimo de Sousa diz que "não faz sentido" que as golas antifumo distribuídas sejam inflamáveis.
Francisco José Ferreira assumiu ter recomendado as empresas que forneceram as 70 mil golas antifumo inflamáveis e o material para os 15 mil kits de emergência do programa Aldeias Seguras.
Adjunto de secretário de Estado da Proteção Civil, Francisco José Ferreira, indicou fornecedores.
Presidente do PSD recorreu a notícia da SÁBADO para questionar se as peças foram realmente compradas "a preços muito superiores aos de mercado".
MAI revelou que foram igualmente pedidos "esclarecimentos à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil" sobre os aspetos contratuais do negócio.