
A entrevista maldita a Álvaro Cunhal faz 50 anos
Oriana Fallaci citou Cunhal: “Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições.” O próprio viria a desmentir. A conversa marcou o espírito democrático do PCP – ou a falta dele.
Oriana Fallaci citou Cunhal: “Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições.” O próprio viria a desmentir. A conversa marcou o espírito democrático do PCP – ou a falta dele.
As reações iradas, dos mulás do Hizbollah e do Irão, a mais um golpe militar israelita, são sempre coroadas com promessas de retaliação e vingança.
Ao longo de décadas a República Islâmica distribuiu armas, dinheiro e deu treino a dezenas de organizações extremistas, associadas num Eixo de Resistência ao Ocidente.
O apoio político e militar iraniano foram fundamentais para desenvolver a capacidade bélica do grupo terrorista. Mas os islamistas palestinianos definem a sua própria estratégia e alianças.
O campo de batalha está a ferro e fogo. Os últimos dados divulgados por organizações de direitos humanos iranianas indicam mais de 230 pessoas mortas, incluindo mais de 30 crianças.
Em 1989, o aiatola Khomeini decretou que Os Versículos Satânicos ofendia o Islão e apelou à morte do seu autor. Durante quase 30 anos, Rushdie teve de andar na clandestinidade. Foi esfaqueado no pescoço e está a ser operado.
Escritor alvo de ameaças de morte por parte do Irão foi atacado antes de dar uma palestra nos EUA. Foi transportado de helicóptero para o hospital.
A juventude iraniana teve o seu despertar democrático, construindo também uma nova ecologia online do protesto sociopolítico. Contudo, os resultados foram frustrantes.
O terrorismo é inútil e raramente alcança os objetivos que, ocasionalmente, consegue traçar.
A SÁBADO vai oferecer durante as próximas semanas cinco livros para entender o século das mais aterradoras guerras - e dos mais extraordinários avanços científicos.
O grupo terrorista Estado Islâmico matou 12 pessoas e feriu pelo menos 39 num duplo atentado em Teerão. O mausoléu do Aiatola Khomeini também foi atingido. As imagens podem ferir a sensibilidade dos leitores mais sensíveis
Atiradores abriram fogo e desencadearam explosões dentro do parlamento do país e no mausoléu do Aiatola Khomeini
A capital iraniana viveu dois ataques em simultâneo ao início desta manhã. Homens armados dispararam tiros de armas automáticas no Parlamento e outros quatro homens abriram fogo e deflagraram um colete com explosivos no mausoléu de Khomeini.