Acordo UE/Mercosul: Governo português fala em oportunidade mas produtores pedem cautela a Bruxelas
Vai ser assinado sábado, no Paraguai.
Vai ser assinado sábado, no Paraguai.
Os agricultores europeus têm-se manifestado contra o novo acordo entre a UE e o Mercosul, que poderá ser penalizador para pequenos e médios produtores, acarreta consequências ambientais e pode resultar numa diminuição da qualidade dos alimentos.
Álvaro Mendonça e Moura considera que o acordo "é globalmente positivo" para a agricultura portuguesa.
Crime através do WhatsApp ocoreu em 2022.
Esta "espécie de secundarização" da agricultura na política fez com que o país ainda hoje tenha uma "dívida grande" para pagar aos agricultores.
Marcelo Rebelo de Sousa assinalou a preocupação e "batalha constante" do atual Governo no âmbito dos fundos europeus.
Segundo a CIP, o objetivo é aplicar a isenção de IRS e Taxa Social Única (TSU) aos prémios de produtividade, de desempenho, participação nos lucros e gratificações de balanço.
Acordo conhecido como "via verde" das migrações prevê a contratação regulada de trabalhadores estrangeiros.
Esta iniciativa por parte da embaixada em Portugal vem na sequência das várias ordens executivas assinadas por Donald Trump em 23 de janeiro, que obrigam as agências federais a reconhecerem apenas o sexo feminino e masculino e eliminar a identidade de género e todas as políticas que promovem diversidade, equidade e inclusão são eliminadas.
O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal saudou a definição no acordo, sem "margem para dúvidas", de objetivos, fluxos processuais e obrigações das partes, considerando que tal "representa um virar de página relativamente ao que até agora funcionou menos bem".
Segundo dados da Deco enviados à Lusa, só entre 01 de janeiro e 26 de março deste ano, o valor de meia dúzia de ovos aumentou de 1,61 euros para 2,05 euros, ou seja, 27%.
José Manuel Fernandes explicou que, para os agricultores que tiverem um prejuízo por exploração ou por parcela acima de 30%, será aberto um aviso de apoio para a reposição da capacidade produtiva.
A ViniPortugal pede a Bruxelas que desenvolva esforços para que o setor não seja prejudicado.
A CAP estima que os efeitos se agravem nas próximas semanas.
São poucas mas altamente qualificadas, determinadas e acima de tudo muito independentes. A nova geração de agricultoras em Portugal faz justiça aos tempos de hoje. Apesar das dificuldades impostas pelo setor, estas jovens mulheres arregaçaram as mangas e evidenciam-se no mundo rural, de norte a sul do País.
À SÁBADO, as Confederações do Turismo e da Agricultura dizem-se satisfeitos com as medidas anunciadas, mas pedem reforços nos consulados e aposta nas autarquias.