
Angola no centro da Guerra Fria
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.
Fechados num hotel do Algarve, com ligações telefónicas cortadas e vigiados por várias forças de segurança, portugueses e angolanos assinaram um acordo histórico – e falhado.
O embaixador Paulo Lourenço sentiu-se mal ao chegar a casa, pouco antes das 20:00 (22:00 em Lisboa), após uma caminhada.
O sociólogo escreveu um livro muito crítico sobre a atuação do Estado em relação aos retornados e ao abandono de cerca de 400 mil soldados africanos que serviram no Exército português.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
"Todo o dinheiro do Estado está aqui e o povo passa fome", diz um dos jovens, criticando o facto de alguns trabalhadores das obras ganharem acima de um professor. No vídeo aparecem três jovens que trabalham numa empresa chinesa envolvida nas obras do Novo Aeroporto Internacional "Agostinho Neto" que João Lourenço visitou.
Recorde a entrevista de vida a Adriano Moreira publicada em 2012 na SÁBADO. Foi preso no Estado Novo e depois foi ministro de Salazar. Chegou a ser apontado como o seu delfim, mas deixou o governo em 963. Foi saneado depois do 25 de Abril, regressou e liderou o CDS.
O caso poderá envolver o próprio governante, os dois filhos e um sobrinho. Uma denúncia apontou às autoridades contratos de prestação de serviços com empresas chinesas e portuguesas e a compra de imóveis e carros de luxo em Cascais e no Porto.
Tribunal de Barcelona defende que a morte se deveu a causas naturais. Investigação judicial foi aberta após alguns filhos terem levantado hipótese de negligência.
Cerimónia de investidura do Presidente eleito, João Lourenço, decorre esta quinta-feira em Luanda. Marcelo foi ao evento.
O funeral fica marcado pela ausência dos três filhos mais velhos de José Eduardo dos Santos.
Realiza-se hoje o velório de José Eduardo dos Santos, em Angola, apesar da ausência dos filhos mais velhos.
Um hotel, uma casa de família ou uma quinta? Escolha o alojamento mais cómodo para o seu bichinho e vá de férias descansado. Não tem de se preocupar, aqui eles vão ser bem tratados.
Na tradição africana o tempo de luto é "um tempo de reflexão e reconciliação", apontam os filhos.
JES entendeu uma regra essencial nas políticas externas: quem não se senta à mesa onde se decide o mundo é porque faz parte da ementa.
Era conhecido como mágico por tirar dinheiro da cartola para distribuir a amigos e aliados.