Mosquito transmissor do dengue detetado na Covilhã
A ULS da Cova da Beira apelou à população para que tome medidas para reduzir os locais de criação de mosquitos.
A ULS da Cova da Beira apelou à população para que tome medidas para reduzir os locais de criação de mosquitos.
O ECDC afirma estar a trabalhar com os Estados-Membros da União Europeu para garantir respostas à medida e orientações de saúde pública atempadas para reforçar a resposta europeia.
O aquecimento global está a contribuir para o aumento de doenças tropicais. Portugal corre o risco de voltar a ter surtos de dengue e até de malária.
O mosquito Aedes albopictus foi identificado no dia 31 de julho nestes dois municípios, revela Direção-Geral da Saúde.
"Não vamos ter surtos de dengue como na Madeira ou como nas zonas tropicais", explica a coordenadora da Rede Nacional de Vigilância de Vetores.
São o inimigo número um de Bill Gates e agora estão a invadir a Europa. Um dos mais perigosos, que transmite dengue, foi detetado em Lisboa.
Não foram encontrados agentes das doenças nos insetos detetados. Direção-Geral da Saúde aumentou vigilância, mas não deixa para já recomendações à população.
As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.
Em Mértola foram encontrados ovos do mosquito-tigre-asiático, responsável por várias doenças. Francisco George diz que se foram detetados casos, devem ser controlados.
Delegada de saúde avisa que espécie de mosquito gosta de "pequenas quantidades de água limpa", como a que fica nos "pratos dos vasos, nos pneus dos automóveis ou em recipientes naturais".
Desde que foi detetada a presença do "Aedes albopictus", foi reestruturado o plano de vigilância para cada uma das regiões, incluindo o alargamento do período de vigilância ao ano inteiro.
Encontrados ovos de mosquito-tigre asiático na Extremadura, em Espanha.
Foram encontrados ovos de mosquito-tigre asiático na Extremadura, em Espanha. Badajoz foi um dos locais onde se descobriram vestígios do insecto que transmite Zika e febre-amarela.
Esta espécie tem pouca capacidade de transmissão de agentes infecciosos mas tem vindo a percorrer a Europa, até chegar ao norte de Espanha.
Espécie de origem asiática identificada em Portugal.
Garantia foi dada pela Direcção-geral da Saúde