
Portugal saúda cessar-fogo em Gaza e espera solução política duradoura
"O cessar-fogo permitirá aliviar o sofrimento das populações envolvidas", lê-se numa publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.
"O cessar-fogo permitirá aliviar o sofrimento das populações envolvidas", lê-se numa publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social X.
Um plano para o fim dos combates na Faixa de Gaza e a libertação dos reféns vai ser proposto ao movimento islamita palestiniano Hamas, anunciou o primeiro-ministro do Qatar, após reuniões com responsáveis norte-americanos, israelitas e egípcios.
Negociadores creem que trégua poderá chegar em duas semanas. Secretário-geral da ONU pede que países não parem financiamento a agência cujos funcionários estão a ser investigados por ligações ao Hamas.
De acordo com a imprensa israelita, o chefe do serviço de informações Mossad, David Barnea, reuniu-se na segunda-feira em Varsóvia com o diretor da congénere norte-americana, CIA, Bill Burns, e com o primeiro-ministro do Qatar.
O Egipto, a Arábia Saudita, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos cortaram relações diplomáticas com Doha no inicio de Junho, que acusam de apoiar o terrorismo
A Arábia Saudita quer que o Qatar aceite 13 condições para terminar o bloqueio, que incluem o pagamento de indemnizações e avaliações periódicas ao país nos próximos dez anos
Quatro estados árabes sunitas fizeram um ultimato ao Qatar em que apresentam uma lista de 13 exigências ao país, a cumprir no prazo de 10 dias, entre as quais o encerramento da Al Jazeera e a redução dos laços com o Irão.
Notícias falsas sobre o emir do Qatar desencadeou uma crise diplomática no Golfo Pérsico, isolando os países árabes contra o Qatar