
Novo aeroporto pode vir a ser em Santarém
O próximo Conselho de Ministros irá dar luz verde à criação de uma comissão técnica e a uma comissão de acompanhamento para realizar a Avaliação Ambiental Estratégica.
O próximo Conselho de Ministros irá dar luz verde à criação de uma comissão técnica e a uma comissão de acompanhamento para realizar a Avaliação Ambiental Estratégica.
Esta posição de António Costa surge depois de o líder do PSD lhe ter escrito pedindo a "realização imediata" de uma Avaliação Ambiental Estratégica sobre localizações possíveis do futuro aeroporto.
Autoridades norueguesas já tinham apelado às populações que não se aproximasse do animal. Foram ignorados e o abate tornou-se "a única opção possível".
O líder do PSD exige uma nova avaliação estratégica para a construção do aeroporto. No mínimo, será preciso um ano para ter os resultados.
"Eu entendo que os portugueses esperem nesta matéria um futuro que preencha três condições: que seja rápido, porque é urgente, segundo que seja uma matéria consensual, como prometeu o primeiro-ministro, e consistente."
Primeiro-ministro confirmou que "não sabia da existência do despacho" e que o documento "já está devidamente revogado". Sobre o ministro das Infraestruturas garante que considera que não agiu de "má fé".
O ministro das Infraestruturas e da Habitação fez uma declaração depois de reunir com Costa durante 40 minutos. Primeiro-ministro mandou revogar o despacho sobre os dois aeroportos, de Montijo e Alcochete.
Os dois estiveram reunidos cerca de 40 minutos, depois de Costa ter anunciado que ia revogar o despacho sobre os aeroportos de Montijo e Alcochete.
O Governo admite que, com a quebra no tráfego aéreo, "a solução dual composta pelo Aeroporto Humberto Delgado e o novo Aeroporto do Montijo deixou de ter a mesma pressão". Outras opções voltam a estar em cima da mesa.
O programa de investimentos e o programa geral de trabalhos são alguns dos critérios de um concurso que exige também um "plano de benefícios sociais para a fase de prospeção", tendo em conta, no entanto, que nesta altura "não há qualquer venda ou lucro".
A Avaliação Ambiental Estratégica em oito áreas com potencial de existência de lítio concluiu pela exclusão de Arga e Segura.
Interessados em concorrer à Avaliação Ambiental Estratégica pediram prorrogação do prazo até 10 de janeiro. Só depois o júri intervirá num processo que ambientalistas dizem estar inquinado.
António Costa tem andado a anunciar a boa nova do PRR um pouco por todas as terras onde tem passado em campanha para as Autárquicas. O que até já lhe valeu uma chamada de atenção da CNE.
Um grupo de 43 cientistas enviou uma carta ao primeiro-ministro a pedir uma avaliação ambiental estratégica alargada e fundamentada e não condicionada.
Rui Rio explicou que o partido mudou de posição porque "existe uma situação muito diferente" da que existia há 24 horas, depois de o Governo ter admitido que todas as hipóteses de localização do futuro aeroporto estão novamente "em cima da mesa", e não apenas o Montijo.
"Esta é mais uma etapa do processo de expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que irá prosseguir, e que é fundamental para o desenvolvimento económico e retoma do setor do turismo", refere a ANA.