A Ilustre Casa de Belém
Talvez sem o querer, Marcelo fez de Gonçalo Mendes Ramires, esse fidalgo hesitante, mais enamorado da retórica do que da ação, um espelho involuntário do seu próprio percurso presidencial.
Talvez sem o querer, Marcelo fez de Gonçalo Mendes Ramires, esse fidalgo hesitante, mais enamorado da retórica do que da ação, um espelho involuntário do seu próprio percurso presidencial.
As roupas extravagantes, as viagens exóticas, os hotéis mais luxuosos, os grandes jantares, as mulheres proibidas e as mais fáceis. Eça gostava do melhor que a vida podia oferecer. Ganhava bem, gastava ainda mais, acumulava dívidas, pedia dinheiro e favores. Rejeitado pela mãe, construiu uma família unida. Na semana em que os seus restos mortais são transladados para o Panteão, esta é a sua história pessoal.
A 25 de janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Administrativo rejeitou o recurso dos seis bisnetos do escritor Eça de Queiroz, que contestam a sua trasladação para o Panteão Nacional, permitindo que a homenagem apoiada pela maioria dos descendentes se concretize.
Chamaram-lhes "retornados", até em documentos e organismos oficiais, e com esse designativo foram para sempre crismados, em detrimento de outros, porventura mais problemáticos, como "repatriados", "desalojados" ou, como muitos deles preferem, "espoliados".
Os preparativos já estão avançados e a cerimónia, marcada para o dia 27 de setembro.
O chefe de Estado fez este anúncio quando discursava no Centro de Congressos de Lisboa, após a posse dos novos órgãos sociais da CIP -- Confederação Empresarial de Portugal.
Há silêncios que nos acalmam, aliviam e apaziguam, que conferem tranquilidade e intimidade. Mas também há silêncios que expressam desespero ou angústia, que inspiram terrores ou que comunicam com a nossa solidão, que são opressivos e ameaçadores.
Foi apresentada na Universidade Nova de Lisboa uma tese sobre o fenómeno das "cunhas" e como este é visto (e julgado) pela sociedade portuguesa. Classificação: Muito Bom. Sem "cunhas"
Donos da quinta que inclui imóvel eternizado por Eça de Queiroz sem meios financeiros para fazer obras.
O Presidente da República esteve, pelo terceiro ano consecutivo, na Festa do Livro de Belém, perguntando aos populares se não iam comprar livros.
Deixa de ser obrigatório escolher entre ?Os Maias? e ?A Ilustre Casa de Ramires?.
Deixa de ser obrigatório escolher entre ?Os Maias? e ?A Ilustre Casa de Ramires?.
Novas "aprendizagens essenciais" prevêem que seja ensinado apenas um romance de Eça de Queirós.
Novas "aprendizagens essenciais" prevêem que seja ensinado apenas um romance de Eça de Queirós. O mesmo vai acontecer com obras de Almeida Garrett ou Camilo Castelo Branco e poemas de Antero de Quental.
As histórias de amor, as glórias, as dívidas e as conspirações do restaurante lisboeta que fechou no domingo