
Incêndio que começou em Arganil apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal
Fogo destruiu 64.451 hectares.
Fogo destruiu 64.451 hectares.
O concelho de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, atingido pelo grande incêndio de Arganil, contabiliza o maior número (cinco), seguido da Lousã (dois), no mesmo distrito.
Incêndio que começou em Trancoso e que entrou em resolução apresenta uma área ardida de 49.324 hectares, já o fogo que começou em Arganil e que continua ativo, consumiu, pelo menos, 47.432 hectares.
Atualmente, o Exército está presente em 36 municípios afetados pelos incêndios rurais.
O estado de prontidão especial do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) mantém-se desde 11 de agosto no nível máximo.
Mecanismo permanece até dia 18, segunda-feira.
No fogo de Arganil (Coimbra), estão empenhados 845 operacionais, no de Trancoso (Guarda) encontram-se 452 bombeiros, no de Sátão (Viseu) são 419 operacionais e no de Cinfães (Viseu), 95 operacionais. Estes são os principais incêndios a esta hora.
O incêndio em Trancoso continua a avançar, no distrito da Guarda. A falta de acessos no terreno e o vento dificultam o trabalho dos bombeiros, auxiliados pelos moradores e populares.
Os bombeiros e a população estão a unir-se para tentar travar o incêndio de grandes dimensões que lavra em Trancoso.
Incêndio que lavra desde sábado sofreu uma reativação durante a madrugada.
Vários moradores foram esta terça-feira retirados da aldeia de Terrenho.
Idosos foram encaminhados para o edifício da junta de freguesia pelas autoridades.
Leonor usa mangueira para regar chão em torno de casa.
Este é o ponto de situaçãO fogo em Trancoso continua a ser o que mobiliza mais operacionais no terreno desde segunda-feira. Já o incêndio que deflagrou em Sobral de São Miguel, na Covilhã, começou esta terça-feira a dar tréguas.o dos incêndios em Portugal. Veja o mapa
Os incêndios em Tabuaço, Covilhã, Trancoso e Vila Real estavam em curso, enquanto outros dois incêndios de dimensões significativas, em Moimenta da Beira e Caldas da Rainha, se encontravam em resolução.
José Ribeiro, segundo Comandante Nacional da Autoridade de Emergência e Proteção Civil, disse que os quatro maiores incêndios envolviam ao fim do dia de hoje 1.625 operacionais, ajudados por 528 veículos e 28 meios aéreos.