
Corrente do Golfo atinge nível mais fraco dos últimos mil anos, alerta estudo @Model.HTag>
Os investigadores admitem que esta situação esteja ligada às alterações climáticas.
Os investigadores admitem que esta situação esteja ligada às alterações climáticas.
Estudo aponta que cenário de mais de 4.º graus até 2100 faz com que seja provável o aumento do nível do mar entre 0,61 e 1,10 metros acima dos níveis de 1950.
Cinco anos depois só Marrocos e a Gâmbia tomaram medidas para impedir um aumento das temperaturas superior a 1,5º C, segundo a análise científica da organização "Climate Action Tracker" (CAT).
A rede social, em parceria com organizações sem fins lucrativos e empresas especializadas no tema, lança o 'Climate Science Information Center'.
Cientistas britânicos dizem que a perda deve-se à intervenção humana na atmosfera.
Estudo revela ainda que o recife de coral no Caribe, outro grande ecossistema, pode desaparecer em 15 anos se passar também por um ponto sem retorno.
Atuais emissões podem levar a aumento de três graus - o dobro do limite definido no Acordo de Paris, sobre redução de emissões.
Este foi o ano em que se constituíram mais grupos de defesa do ambiente, em que se fizeram mais greves e mais manifestações e em que o Parlamento Europeu declarou a "emergência climática".
Não se chegou a acordo nos pontos essenciais. Aumentar a ambição dos países na ação para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e assim combater as alterações climáticas foi um dos temas chave da cimeira.
O Acordo de Paris é um plano de ação para limitar o aquecimento global a um valor abaixo de 2 graus (em relação à era pré-industrial), e de preferência abaixo de 1,5 graus, a partir de 2020.
Relatório das Nações Unidas diz que, mesmo que Acordo de Paris seja cumprido e haja redução de 40% nas emissões de carbono, o aumento pode fixar-se nos 3,2 graus.
A ativista sueca era das favoritas ao prémio nas casas de apostas mas escolha recaiu sobre o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali. Especialistas entendem que é difícil provar uma relação direta entre aquecimento global e conflitos armados.
A Fundação Oceano Azul, criada em 2017, tem em vigor um protocolo com a Fundação Alberto II do Mónaco, que se dedica à luta contra os efeitos das alterações climáticas, a proteção da biodiversidade e a gestão da água.
Os peixes limpadores têm a função de remover parasitas e pele morta de outros peixes dos recifes de coral, contribuindo para a formação da biodiversidade.
Judith Curry, que integrou o IPCC até 2010 e que nos últimos anos critica o pensamento de grupo e a construção forçada de consensos na instituição, contesta a ideia de que seja a ação humana a principal causa do aquecimento global.
Painel de especialistas reunido pela ONU alertam que adiar a redução de emissões só tornará pior um cenário de degelo e subida do nível do oceano global.